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Tradição americana: conceito revela nova geração do requintado Lincoln Continental

Conceito mostrado no Salão de Nova York antecipa nova geração do sedã grande americano, que também será vendida na China. Design revela um novo rosto para a marca de luxo

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O porte do Lincoln é avantajado e, como todo bom carro americano de luxo, os cromados dominam toda a carroceria

 

Símbolo de luxo e um dos mais tradicionais representantes dos carros norte-americanos, o Lincoln Continental voltará à linha de produção em 2016. A próxima geração do sedã grande foi revelada no fim de março, durante o Salão de Nova York, ainda como conceito, exibindo formas contemporâneas e muita tecnologia com um novo objetivo: mirar o mercado chinês.


Chamado de Continental Concept, o estudo se vale de recursos pensados para auxiliar o chofer e entreter os dois passageiros (ou privilegiados) que viajam com muito mimo no banco traseiro. Sob o capô está o motor 3.0 V6 com a tecnologia turbo EcoBoost. “O conceito Continental apresenta a promessa de luxo da Lincoln daqui pra frente. Ele também é um forte indício do que está por vir no próximo ano”, adianta o presidente e CEO da Ford, Mark Fields.

 

Esta não é a primeira vez que o Continental serve de base para um carro-conceito: uma proposta de linhas retrôs e fiéis ao modelo de 1961 foi apresentada no Salão de Los Angeles 2002. Na época, o sedã foi reeditado com carroceria de alumínio e motor 6.0 V12 de 414cv. Em tempos de finanças comedidas e busca insaciável por redução de custos, o próximo Continental terá porte e desempenho mais racionais, sem abrir mão da imponência – as rodas são de 21 polegadas.

Cor azul e cromados dominam acabamento do painel, com enorme tela sensível ao toque



CROMADOS A silhueta elegante sinaliza um novo rosto para o Lincoln, com enorme grade frontal e profusão de cromados em detalhes. Faróis de LED contam com laser auxiliar para facho alto. As maçanetas são embutidas na linha de cintura lateral, abaixo dos vidros, abrindo ao toque de um botão. A cor azul rhapsody evoca a um dos tons mais marcantes do modelo.


Azul também é a cor do interior, com acabamento em couro Venetian no volante, apoios de braço e assentos. Atrás, o encosto do banco pode reclinar totalmente movendo-se o assento do passageiro da frente. O luxo é realçado pelo teto solar tintométrico SPD SmartGlass, que permite controlar o calor da luz solar refrigerando o habitáculo em até 18 graus, e bloqueando em até 99% a incidência de raios UV. Um prolongamento do console central entre os assentos traseiros permite instalar bandeja com tablet e desfrutar de champanhe armazenado em compartimento próprio para esse fim. O

sistema de áudio Revel Ultima tem três modos: Stereo, Audiência e On-Stage.

 

Sistemas de detecção de pedestres, auxílio de estacionamento e câmera de 360 graus acessível na tela sensível ao toque completam o conjunto tecnológico.

 

A traseira segue o estilo de outros Lincoln, com lanternas retangulares interligadas e acompanhadas do nome da marca acima das mesmas

 

HISTÓRIA O Lincoln Continental ficou mundialmente conhecido ainda na década de 1960 por ser o carro em que o ex-presidente norte-americano John Kennedy foi alvejado por um atirador e morto em Dallas, em 22 de novembro de 1963. O modelo utilizado – codificado pelo serviço secreto dos EUA como SS 100X – era um conversível quatro portas (modelo 74A), de 1961. No Brasil, ganhou fama por ser o carro do apresentador Sílvio Santos, que utilizava uma unidade de cor branca com teto verde.

 

Dois adultos viajam com muito conforto nos bancos traseiros, adornados por champanhe e tablet