De Campinas - Desde nosso primeiro encontro, numa apresentação estática que precedeu o Salão do Automóvel de São Paulo de 2014, a curiosidade de pilotar o Subaru WRX era grande. Para muito além da aparência invocada, as credenciais do modelo são um convite para quem gosta de desempenho. As linhas do sedã são repletas de cortes e adereços que evocam esportividade, como aerofólio, dupla saída de escapamento e rodas de alumínio de 18 polegadas. Mas o tempero do WRX é a configuração mecânica pouco convencional, a começar pelo motor boxer, com cilindros horizontais contrapostos, que ele traz sob o capô.
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E é impossível falar em motor boxer sem lembrar do VW Fusca. Mas a semelhança para por aí. Enquanto o Fusquinha trazia ali atrás da tampa traseira parcos 40 cavalinhos de potência, nesse Subaru a história é diferente. A versão "mansa" do WRX é equipada com um motor boxer 2.0 turbo, com injeção direta de combustível e duplo controle de válvulas, que fornece 270cv de potência a 5.600rpm e torque de 35,7kgfm na faixa entre 2.400rpm e 5.200rpm. Com esses predicados o sedã atinge velocidade máxima de 240 km/h e acelera até os 100 km/h em 6,3 segundos.
O câmbio CVT tem três modos - "Intelligent", "Sport e "Sport Sharp" – e permite realizar trocas pelas aletas com até 8 marchas vituais. A suspensão dianteira é McPherson e a traseira de duplo braço. A tração integral com distribuição de torque variável é outra característica que contribui para melhorar a estabilidade. Para parar o bólido, freios com discos ventilados de 12,4" de diâmetro na dianteira e 11,3" na traseira. A direção é elétrica.
O NERVOSO
Já o WRX nervoso traz o sobrenome STI (sigla de Subaru Tecnica Internacional, que é a divisão de alta performance da marca) e um motor boxer 2.5 turbo que trabalha junto ao câmbio manual de 6 marchas. São 310cv de potência a 6.000rpm e 40kgfm de torque a 4.000 rpm. A velocidade máxima é de 250 km/h (eletronicamente limitada) e a aceleração até os 100 km/h é de 5,2 segundos. Esta versão traz freios de alta performance (Brembo). Exclusiva nesta versão, a central de controle do diferencial permite selecionar a proporção da distribuição do torque entre os eixos dianteiro e traseiro.
No quesito segurança o WRX traz de série airbags dianteiros, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem, controle eletrônico de estabilidade, sistema de vetorização ativa de torque, sistema de assistência à frenagens, apoios de cabeça ativos para os bancos dianteiros, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de carga, banco traseiro com apoios de cabeça de cinto de três pontos para os três ocupantes, além de sistema Isofix para fixação de assentos infantis. O modelo passa a vir do Japão importado pela Caoa em versões únicas. O WRX tem preço sugerido de R$ 147.900 e o WRX STI de R$ 194.900.
* Jornalista viajou a convite da Subaru