UAI

Homem é multado por não usar cinto de segurança em moto

Após protesto em rede social, autuação foi cancelada. No Ceará, motorista ganhou multa por não usar capacete ao dirigir um Fiat Uno

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Fatos bizarros no trânsito acontecem todos os dias e em vários lugares, mas alguns ficam mais visíveis com destaques em redes sociais. O Facebook ajudou um jovem de 20 anos, de Campo Grande, a anular uma multa que levou indevidamente, deixando de pagar R$ 127,69 e de perder cinco pontos na CNH por uma infração que é simplesmente impossível de ser cometida. Em novembro de 2011, o rapaz, que não foi identificado, foi autuado por conduzir uma motoneta Honda Biz 125cc sem o cinto de segurança. A indignação foi tanta, que ele postou uma cópia do documento enviado a sua residência na rede social.

Em qualquer autuação, o proprietário tem 30 dias para recorrer antes do pagamento da multa. Segundo informações da Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande (Agetran), a mãe do condutor foi até a sede do orgão para recorrer, mas não concluiu o processo. Pouco tempo depois a autuação já estava circulando pelo Facebook.

A reportagem do Vrum entrou em contato com a Agetran, que confirmou o caso. "Nós vimos o registro no Facebook, identificamos o veículo e o proprietário e anulamos a autuação", informa o chefe da divisão de fiscalização de trânsito de Campo Grande, Éder Vera Cruz. De acordo com o funcionário, a autuação foi um equívoco do agente de trânsito. "O condutor da motocicleta avançou o sinal vermelho em um cruzamento, mas o agente fez o registro de forma errada, por isso anulamos a autuação gerada ao condutor e também a que ele cometeu, de avanço de sinal", explica.

A confusão, segundo a Agetran foi causada por um aparelho eletrônico usado pelos agentes de fiscalização do trânsito do município. Ao constatar a infração, o agente deve selecionar o código do tipo de irregularidade em uma lista no próprio aparelho e o funcionário acabou selecionando o código errado. O erro do agente também fez o jovem condutor a se livrar da multa de avanço de sinal. A Agetran disse que após o ocorrido, medidas foram tomadas para que os agentes não se confundam no momento do registro de qualquer infração.

Equívoco é comum em todo o Brasil
Na mesma semana em que o motociclista do Mato Grosso do Sul foi multado, outros dois casos chamaram a atenção. Em Goiânia, um homem que também conduzia uma Honda Biz foi multado por cometer a mesma infração. Já em Fortaleza o problema foi com um condutor de um Fiat Uno, multado por não usar capacete, item obrigatório apenas para condutores e passageiros de motocicletas.