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Briga grande para os pequenos

Entre os principais lançamentos e reestilizações de 2010, destaque ficou com guerra de posições entre compactos. Mostradas com expectativa, novas picapes não deslancharam

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

 

Longe de ser uma surpresa, o destaque de vendas do ano ficou com o Fiat Novo Uno. Lançado em maio, o modelo contribuiu significativamente para a alavancada de emplacamentos do Uno (leia-se Mille mais Novo Uno – como o nome de registro é o mesmo não há separação no ranking de emplacamentos), que a partir do quinto mês do ano passou a ser o segundo veículo mais emplacado no Brasil, atrás apenas do VW Gol (da mesma forma leia-se: Gol geração quatro mais Novo Gol). Além disso, no decorrer do ano, as vendas do Uno, em números absolutos, mais que dobraram em relação aos primeiros meses. Enquanto em janeiro foram emplacadas 9.924 unidades, em novembro esse número foi para 24.282. Também foi reduzida a diferença entre os dois primeiros colocados: em maio era de mais de 10 mil unidades; no decorrer do ano chegou a ser de pouco mais de 1 mil; e em novembro foi em torno de 5 mil (o Gol emplacou 29.697 modelos). Na primeira quinzena deste mês, a diferença está em menos de 100 unidades.

Vivo na briga, o Chevrolet Classic, reestilizado em abril, pulou da sétima para a terceira colocação, entre abril e maio (emplacamentos somados ao do Corsa Sedan, cuja venda é bem menor); oscilou do terceiro ao sexto lugar até o fim do ano; e fechou novembro na quarta posição, com o emplacamento de 13.553 unidades, que mantém na primeira quinzena de dezembro. Também reestilizado em abril, o Renault Logan não deixou por menos: dois meses depois, já ganhava seis posições (de 22º lugar em maio para 16º em junho). Lugar que foi mais ou menos mantido até novembro, encerrado com a 17ª colocação (3.681 unidades), e início de dezembro (2.179 emplacados nos primeiros 15 dias).

SEM BRILHO
Em ritmo contrário, desacelerou a Chevrolet Montana. A nova picape, derivada do Agile, chegou em setembro, mas as vendas a partir de outubro diminuíram e sua posição no ranking dos comerciais leves, que oscilava entre o terceiro e o quinto lugar, foi para sexto. O que pode mudar este mês, já que a primeira quinzena indica uma volta à quarta posição. Falando somente de picapes de seu segmento, a Montana manteve o terceiro lugar de sempre (atrás de Fiat Strada e VW Saveiro). Mas o número de unidades vendidas, 2.188 emplacamentos em novembro, continua muito inferior ao das concorrentes no mês (Strada: 10.602; Saveiro: 6.250).

Lançada em abril, a picape Peugeot Hoggar também não mexeu com o segmento. Em maio, o modelo conseguiu um 24º entre os comerciais leves (e 5º entre as picapes pequenas), mas em novembro não conseguiu sair do 26º, enquanto na quinzena de dezembro caiu para 30º. Desde o lançamento, o maior número de unidades emplacadas foi em julho – 591 –, quando a Hoggar conseguiu a melhor colocação: 23ª.

Da mesma ansiedade parece sofrer a VW Amarok. Depois de diversas apresentações, a picape média começou definitivamente a ser vendida em maio, quando emplacou 361 unidades e ficou em 25º lugar entre os comerciais leves (uma posição atrás da Hoggar). Mas esta foi a melhor colocação. De junho a outubro, a classificação oscilou entre o 27º e o 31º lugar, fechando novembro em 28º (427 emplacamentos), e a quinzena de dezembro em 26º. Especificamente em seu segmento, mês passado a Amarok ficou atrás de Chevrolet S10, Toyota Hilux, Mitsubishi L200, Ford Ranger e Nissan Frontier, seus concorrentes diretos; além da chinesa, Hafei Ruiyi que, de acordo com a classificação da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), faz parte do segmento.

GANHANDO ESPAÇO Se as picapes não causaram muito impacto, o Citroën AirCross, também classificado como comercial leve, vem tendo excelente desempenho. Foi lançado em julho, quando emplacou 38 unidades. Em setembro já eram 153 emplacamentos e um 47º lugar; em outubro, 786 unidades e um pulo para a 21ª colocação; em novembro, 1.519 modelos vendidos e novo salto na classificação para a 13ª (a quinzena deste mês aponta um 12º lugar).

Outro comercial leve em ascensão é o Hyundai ix35, lançado oficialmente em agosto (desde junho o modelo já vinha sendo emplacado), ganhou um 18º lugar, com a comercialização de 781 unidades. Em setembro (1.185) e outubro (1.230) já estava em 14º, fechando novembro em 15º (1.228 emplacamentos) e a quinzena de dezembro em 14º.

CURIOSIDADES Longe de balançar o ranking dos 50 mais emplacados, e em lados opostos, merecem ainda ser citados o Chevrolet Malibu e o chinês Chery Face. O primeiro, importado dos Estados Unidos, como beira os R$ 90 mil, tem público específico. Mas desde que começou a ser vendido no Brasil, em junho (lançamento foi em maio), vem emplacando com três casas decimais. O recorde foi em julho, com 310 unidades. Em novembro, fechou com 145. Já o compacto hatch Face tem proposta diversa, custa menos da metade e vem subindo no ranking. Foi lançado oficialmente em agosto (também já vinha emplacando antes), com 334 emplacamentos e fechou novembro com 610.

 

Apresentado em julho, Citroën AirCross vem ganhando posições