Estado de Minas

Confira os itens responsáveis por garantir a segurança dentro do veículo

Novos equipamentos serão implantados gradativamente no veículos que saem das fábricas no Brasil durante os próximos anos


postado em 02/04/2018 13:21

(foto: Jarbas / DP)
(foto: Jarbas / DP)
Apesar da sua importância, os itens de segurança de um veículo nem sempre são a primeira preocupação dos compradores. Mesmo com as recentes mudanças realizadas pelo Contran, a procura maior é, ainda, pelos modelos mais baratos. No entanto, as provas realizadas pelo Latin NCap, órgão responsável por avaliar a segurança dos veículos, olhando por um ângulo mais positivo, estão se mostrando como um pré-requisito na hora de decidir a compra. “O que acontece com alguma frequência são pessoas que chegam e procuram os veículos que possuem uma nota alta nos testes de colisão disponibilizados pelos órgãos competentes”, aponta o gerente de pós-venda da Disnove Marcelo José.

Marcelo explica ainda que isso pode ser o pontapé inicial para incitar essa curiosidade. “É a partir daí que os clientes procuram saber os itens obrigatórios que um carro precisa ter e que fazem ele mais seguro. Ainda assim, o mais comum são esses equipamentos serem explorados como argumentação de venda pela própria concessionária”, revela.

No final do ano passado, o Contran divulgou uma lista com os novos itens de segurança que passarão a ser obrigatórios nos veículos brasileiros. As novidades estão, como era de se esperar, aliadas à tecnologia que está cada vez mais focada na proteção de condutor e passageiros, além dos já obrigatórios airbags e ABS de fábrica.

Isofix passará a ser obrigatório a partir de 2020. Foto: Thalyta Tavares / Esp. DP
Isofix passará a ser obrigatório a partir de 2020. Foto: Thalyta Tavares / Esp. DP
Com a nova resolução, o Contran pretende aumentar a segurança na estrada com mais itens obrigatórios. No documento, estão listadas 38 novas regulamentações que devem ser colocadas em práticas nos próximos quatro anos, incluindo o prazo para publicar as resoluções que os tornarão obrigatórios. Especificamente, para os automóveis, existem 13 novos itens de segurança.

Entre as novas exigências do Contran está o alerta de franagem de emergência, responsável por avisar por meio de sinais luminosos e/ou sonoros que o veículo está muito próximo ao da frente, o qual está em uma velocidade menor. Outro item é o sistema de visibilidade traseira (mais conhecido como câmera de ré). Neste caso, o Contran não especifica se também precisam estar incorporados sensores traseiros de estacionamento.

Existe ainda uma determinação de que todos os veículos produzidos no mercado brasileiro possuam o Isofix até 2020 e que venham, de fábrica, com controle eletrônico de estabilidade até 2022. Essas mudanças na obrigatoriedade também incluem o farol de neblina, o cinto de três pontos para o banco traseiro do meio e encosto de cabeça para esse. Vale lembrar que o Latin NCap só atribui nota máxima (cinco estrelas) para aqueles modelos que já tenham os equipamentos de série.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação