Estado de Minas TECNOLOGIA

SafeCap da Ford acorda motorista adormecido

Segmento de caminhões da montadora desenvolveu a tecnologia para aumentar a segurança nas estradas. Pernambucano é um dos desenvolvedores


postado em 19/10/2017 13:51 / atualizado em 19/10/2017 18:48

Tecnologia surgiu para aumenta a segurança nas estradas(foto: Ford / Divulgação)
Tecnologia surgiu para aumenta a segurança nas estradas (foto: Ford / Divulgação)
A Ford Caminhões desenvolveu uma tecnologia para ajudar os caminhoneiros a conduzirem com maior segurança nas estradas e evitar acidentes recorrentes de uma situação infelizmente comum na rotina, o sono ao volante.

O SafeCap aparentemente é um boné comum, porém a novidade é equipada com sensores que são capazes de interpretar os movimentos de cabeça do motorista e emitir alertas quando detectado que ele está sonolento na direção.

Equipamento detecna sinais de cabeça que indiquem que o motorista esteja sonolento(foto: Ford / Divulgação)
Equipamento detecna sinais de cabeça que indiquem que o motorista esteja sonolento (foto: Ford / Divulgação)
Segundo o criativo da GTB Brasil, uma das empresas responsáveis pelo desenvolvimento do boné, o pernambucano Thiago Lins, a ideia surgiu como uma forma de utilizar a tecnologia como uma ferramenta para melhorar a vida na estrada. “O conceito da Ford é ‘O Seu Mundo Não Pode Parar’ e nada mais importante para o mundo do motorista não parar do que sua própria vida”, explica.

O alerta é feito de três formas distintas, vibração, luzes e som, orientando o motorista a fazer uma parada de descanso. Para a criação do acessório foi realizado um estudo para identificar os movimentos do caminhoneiro em relação a sua rotina normal de trabalho e os que indicam sono. “Nós juntamos nossas equipes para estudar a melhor forma de desenvolver o projeto” destaca Thiago.

Boné ainda não tem data para comercialização a curto e médio prazo(foto: Ford / Divulgação)
Boné ainda não tem data para comercialização a curto e médio prazo (foto: Ford / Divulgação)
A inovação foi apresentada, durante a Fenatran, como parte da comemoração dos 60 anos de produção de caminhões Ford no Brasil. “A Ford é a primeira montadora a pensar em um wearable (tecnologia de vestir) para utilização enquanto o motorista está ao volante e que pode contribuir na prevenção de acidentes.”, comenta o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters.

O SafeCap da Ford foi testado durante 8 meses por um grupo de motoristas, por mais de 5 mil km. Ele também foi apresentado a especialistas da área de segurança de tráfego e estudos do sono.

O protótipo se encontra em fase de testes, às vésperas de entrar no processo seguinte de patenteamento e certificação, e ainda não há planos para a sua produção e comercialização no curto e médio prazo. “Mas acredito que em 2018 as coisas já estejam bem encaminhadas”, afirma Thiago.

 

Em tempo, ter um conterrâneo na equipe de desenvolvimento do item será mais um motivo para a megalomaníaca pernambucana? 

 

Confira o vídeo promocional:

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação