Estado de Minas NOVIDADE

Caminhão elétrico da Volkswagen rodará nas ruas brasileiras em 2018

Desenvolvido no Brasil, o e-Delivery será produzido na fábrica de Resende (RJ) e entregará uma potência de 109 cv, com uma autonomia de 200 quilômetros


postado em 17/10/2017 11:36

Em 2018, a Volks iniciará os testes em serviços de distribuição(foto: Volkswagen/Divulgação)
Em 2018, a Volks iniciará os testes em serviços de distribuição (foto: Volkswagen/Divulgação)
A Volkswagen Caminhões e Ônibus - empresa do grupo MAN Latin America - desenvolveu no Brasil o seu primeiro caminhão elétrico, o e-Delivery. O veículo pesado, apresentado na 21ª edição da Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas), comecará a rodar nas ruas e estradas brasileiras em 2018. O modelo de pequeno porte para entregas urbanas é a versão "eco" do Delivery, já fabricado pela divisão de veículos pesados da Volks. O motor elétrico do caminhão entregará uma potência de 109 cv, com torque máximo de 50,3 kgfm, e autonomia de 200 quilômetros, além de contar com uma transmissão automática.

O carregamento completo da bateria pode levar três horas. Contudo, no modo de recarga rápida, 30% da carga da bateria é garantida em apenas 15 minutos. E, no sistema Eco-Drive, o consumo de baterias é reduzido, dependendo da condição de carga do veículo - capaz de transportar cargas até 9 ou 11 toneladas, dependendo da versão. Outro destaque é o sistema de freio regenerativo que atua antes do freio pneumático para desacelerar o caminhão, recuperando até 30% de energia durante a frenagem e utilizando-a para recarregar as baterias. O sistema ainda preserva os freios, diminuindo o custo com a manutenção desse componente.
O e-Delivery será produzido na fábrica da divisão de veículos pesados, no município de Resende (RJ).

No ano que vem, a Volks iniciará os testes em serviços de distribuição. A produção em linha de montagem deve começar em 2020.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação