Estado de Minas OFICINA

Fique atento aos filtros do seu veículo

Peças são essenciais para o bom funcionamento do carro, além de ajudarem na economia de combustível


postado em 28/09/2017 08:24 / atualizado em 03/10/2017 16:42

O filtro de óleo deve ser trocado a cada 10 mil km, caso contrário pode aumentar o consumo de combustível(foto: Thalyta Tavares/Esp.DP )
O filtro de óleo deve ser trocado a cada 10 mil km, caso contrário pode aumentar o consumo de combustível (foto: Thalyta Tavares/Esp.DP )
Peças fundamentais para o bom funcionamento do veículo, os filtros necessitam sempre de atenção. Filtros do ar do motor, do ar-condicionado, do óleo, além de combustível, têm como papel principal evitar a entrada de impurezas no veículo atrapalhando o bom funcionamento das peças.
O período de troca dos filtros depende de diversas circunstâncias determinantes, como o local onde o veículo trafega. Fator que pode variar de acordo com a localidade, mas é sempre indicado seguir as recomendações do fabricante.

Um dos principais filtros é o de ar do motor. “Ele é o responsável por reter as impurezas e evitar que sujeiras entrem no propulsor comprometendo sua boa funcionalidade. Deve ser trocado a cada 30 mil km aproximadamente”, explica o chefe de oficina da Disnove Genildo Justino. O excesso de sujeira no filtro faz com que o motor tenha que fazer mais força para puxar o ar, elevando o consumo de combustível.

Principal função dos filtros é evitar que impurezas entrem no veículo prejudicando seu funcionamento(foto: Thalyta Tavares/Esp.DP )
Principal função dos filtros é evitar que impurezas entrem no veículo prejudicando seu funcionamento (foto: Thalyta Tavares/Esp.DP )
Já o filtro do ar-condicionado, além de reter impurezas, é o responsável direto pela limpeza do ar do habitáculo. “Filtro de pólen, ou de cabine, como também é conhecido, o filtro do ar-condicionado, assim como o do motor, deve ser trocado a cada 30 mil km”, comenta Genildo. O filtro responsável pela limpeza do ar dentro da cabine é importante não só para o bom funcionamento do item, como para a saúde dos ocupantes. “Com a sujeira, existe o acúmulo de bactérias ou ácaros que podem causar doenças como rinite alérgica e asma”, ressalta o alergologista Waldemir Antunes.

Além dos filtros responsáveis pela limpeza do ar no habitáculo e no motor, existe aquele que impede que impurezas se misturem ao combustível. “Geralmente o filtro do tanque deve ser substituído a cada 10 mil km ou seis meses. Sua principal função é evitar que sujeiras entrem no sistema de injeção”, aponta Genildo. Caso o item esteja vencido ou danificado, ele pode comprometer a bomba de combustível e sujar o sistema de injeção, especialmente os bicos injetores.

'Os filtros devem ser trocados de acordo com a determinação do fabricante', ressalta o chefe de oficina da Disnove, Genildo Justino(foto: Thalyta Tavares/Esp.DP )
'Os filtros devem ser trocados de acordo com a determinação do fabricante', ressalta o chefe de oficina da Disnove, Genildo Justino (foto: Thalyta Tavares/Esp.DP )
Por último, e não menos importante, existe o filtro de óleo. Talvez o mais conhecido depois do ar-condicionado, a peça é fundamental para a lubrificação de todo o veículo. “Sua troca, assim como a de todos os outros filtros, depende das especificações do fabricante, mas gira em torno de 10 mil km ou entre seis meses e um ano”, especifica o chefe de oficina. O filtro de óleo vencido deixa partículas no motor que podem danificar peças como pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais. E, em casos extremos, podem até fundir o propulsor.

Por isso, nas revisões lembre-se sempre de pedir para o mecânico dar aquela olhada especial nos filtros do veículo. Sem eles a sua saúde e a do seu carro podem sofrer consequências não muito boas.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação