Estado de Minas LEGISLAÇÃO

São Paulo tem nova forma de fiscalização eletrônica de velocidade

Capital paulista conta agora com um sistema que calcula a velocidade média do carro entre dois radares


postado em 19/09/2017 16:58 / atualizado em 19/09/2017 18:03

Norma ainda é debatida pelo Contran(foto: Guilherme Veríssimo / Esp. DP)
Norma ainda é debatida pelo Contran (foto: Guilherme Veríssimo / Esp. DP)
A prefeitura da cidade de São Paulo anunciou uma nova forma de fiscalizar a velocidade nas suas vias. Ainda em fase de testes, a nova modalidade funciona calculando a velocidade média dos carros entre dois radares. Isso evita que o motorista utilize a prática de frear em cima dos aparelhos de fiscalização.

A novidade funciona através dos radares que registram todos os veículos que passam por eles e iniciam uma contagem no próprio sistema, que já tem uma base de tempo necessário até chegar ao próximo radar. Caso o veículo passe pela câmera seguinte com um tempo inferior ao indicado a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) pode aplicar uma multa, já que se sabe que ele acelerou depois do radar e passou da velocidade máxima.

Até o momento, a medida tem apenas um caráter educacional, com o intuito de conscientizar a população. A prefeitura da cidade planeja aplicar as multas, porém, essa fiscalização ainda está em debate dentro do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e deve levar um tempo para que vire regra.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação