Estado de Minas SALÃO DE FRANKFURT

Um futuro nem tão longe assim

O Salão mostra o caminho que as montadoras estão seguindo quanto a tendência dos próximos carros. Conceitos autônomos e, logo, elétricos roubaram a cena


postado em 15/09/2017 17:39 / atualizado em 15/09/2017 18:01

Frankfurt está de portas abertas para o mundo conferir o que virá de novidade na industria automotiva. É uma tradição. O Salão dita moda. E o futuro é dos que dispensam a necessidade do motorista e, claro, abastecimento de combustíveis fósseis. Nós conferimos tudo de perto e concluimos: os autônomos já estão praticamente entre nós. Confira alguns dos que apaixona qualquer pessoa vidrada em automóveis e tecnologia.

Mini conceito elétrico(foto: Jorge Moraes / DP )
Mini conceito elétrico (foto: Jorge Moraes / DP )

A BMW viu que o i3 tem se destacado na onda dos elétricos e decidiu investir mais nesse ramo. Eis o conceito “ecológico” da Mini. O design ainda remete muito aos modelos atuais da marca, com as mudanças mais expressivas sendo os faróis e a grade frontal, que agora é fechada para favorecer a aerodinâmica, visto que os propulsores elétricos não precisam nem de longe do mesmo arrefecimento que um motor a combustão. O motor é um turbo 1.5 de 133 cv e a previsão é que a sua versão final deve surgir em 2019.

Honda Urban EV (foto: Jorge Moraes / DP )
Honda Urban EV (foto: Jorge Moraes / DP )
 

A Honda levou o protótipo Urban EV para o Salão. Mesmo com design retrô, o carro esbanja tecnologia. Exemplo disso é que o emblema da Honda é retroiluminado em azul, e antecipa a nova identidade visual que os carros da marca irão apresentar daqui em diante. No lugar em que se espera a grade frontal, um painel reproduzirá mensagens e informações para outros motoristas. Com painel flutuante, o acabamento é amadeirado. O design é minimalista na aplicação do volante, já que só existe um conjunto de botões e uma tela de exibição panorâmica.

Smart Vision EQ(foto: Jorge Moraes / DP )
Smart Vision EQ (foto: Jorge Moraes / DP )

Elétrico e autônomo são adjetivos que caem bem nos smart. Com um olho no futuro desde seu lançamento, em 1998, o pequenino inspirou o conceito smart vision EQ fortwo. Dotado de inteligência artificial, o conceitual é chamado pelo usuário através do celular. Seu uso é compartilhado, e a novidade dispensa volantes e pedais.

Renault RS Vision (foto: Jorge Moraes / DP )
Renault RS Vision (foto: Jorge Moraes / DP )

A visão do futuro da Fórmula 1 foi apresentada pela Renault. O R.S. 2027 vision é um modelo elétrico da marca que entrega 1.360 cv de potência (1000 kW), além de dispor da função de direção autônoma. A expectativa é soltar o carros nas pistas em apenas 10 anos. A novidade de corrida pesa apenas 600 kg, isso porque algumas partes do carro foram feitas por uma impressora 3D. O R.S. será alimentado por um pequeno motor a combustão internamente capaz de impulsionar o sistema de baterias cinco vezes mais potentes do que os utilizados atualmente na F1.

Volkswagen (VW) I.D. Concept car(foto: Jorge Moraes / DP )
Volkswagen (VW) I.D. Concept car (foto: Jorge Moraes / DP )

A Volkswagen está expondo a versão renovada do modelo conceito I.D. Crozz II, integrante da nova era da montadora. O SUV movido a baterias elétricas está com linhas mais firmes e arrojadas, seguindo uma tendência estabelecida do segmento de utilitários. A dianteira e traseira do modelo apresentam as linhas características da Volks. Quanto à mecânica, o utilitário possui dois motores elétricos capazes de entregar uma potência de 305 cv. A autonomia do modelo com a carga completa é de 500 km, além disso o SUV pode regarregar 80% das suas baterias em apenas 30 minutos. O elétrico conta ainda com sistemas de condução autônoma, utilizando radares, presentes em toda a sua carroceria. Quando o modo autônomo está ativado, o volante se recolhe do painel.


 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação