Estado de Minas COLUNA

Confira os destaques de Jorge Moraes de 02/09/2017

Colunista fala sobre o fim do programa Inovar-Auto e como fica a importação de veículos


postado em 02/09/2017 15:15

O fim do ano se aproxima e no dia 31 de dezembro vence o Inovar-Auto (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos  Automotores). A Organização Mundial do Comércio mandou o recado para o governo brasileiro dando um prazo de 90 dias para que o país encerre com a limitação da cota de importação, por exemplo, para os carros estrangeiros. A OMC considerou que o programa é um subsídio ilegal e fere as leis de livre comércio atrapalhando a vida das empresas no mercado brasileiro. O programa implementado em outubro de 2012 só permite a importação de 4.800 carros por ano sem a sobretaxa dos 30%. Ou seja, todo veículo que passar desse número ganha um acréscimo de custo de 30%. O que torna inviável a entrada de novos produtos. Nesse caso, a competição de mercado fica na mão das empresas nacionais que tiveram de cumprir as metas do Inovar para ganhar concessão de créditos presumidos adicionais de IPI. Bom lembrar que algumas marcas precisam romper a barreira dos 4.800 e diluir o custo no volume. Sabemos aqui que o acesso aos carros importados no Brasil acelerou a evolução da indústria nacional. A nova política automotiva, batizada de Rota 2030, retira a taxa dia 30% e garante aos importadores e fabricantes locais a isonomia tributária. Por isso, em 2018 haverá um crescimento natural nas disputas pelo consumidor e quem oferecer mais por menos, entregar design, tecnologia e confiança mais adequados irá sair na frente. Não sei afirmar ainda como será o amanhã diante das novas medidas que beneficiarão, sem dúvida, os tigres asiáticos responsáveis por parte dessa revolução. Vocês lembram dos Hyundais e Kias vendidos com preços bem atraentes até 2012? À OMC o consumidor brasileiro vai agradecer e muito. Vamos ver se o Rota 2030 mantém o processo e o progresso do tema.

 

Toyota
Marcelo Ferreira e Leonardo Albertim com foco direto na venda do Prius. Recomendo o híbrido comparado ao Corolla. A diferença é de R$ 9 mil e em um ano de uso você tira de economia de combustível. Proprietários gastam R$ 100 de gasolina por mês. O Prius combina um motor elétrico e outro 1.8 a combustão.

Relevante
A JBS, de Solon Galvão, promove evento no segmento de seminovos premium. Mercado está em alta e rende bons lucros para as empresas que estão se dedicando à fatia do mercado.

Suzuki
Marcelo Schwambach, diretor comercial da Murai/Rensai, comemora a virada da japonesa Suzuki em Pernambuco. Lista de espera em andamento para Jimny e Vitara.


Segsat
Conversei com Sérgio Baptista, presidente da empresa de rastreadores, que renovou a plataforma de relacionamento com os clientes e expandiu o negócio para toda a região. A Segsat está presente na maioria dos concessionários do estado.

Alta de 14,76%
Alarico Assumpção comentou sobre a alta de 14,76% no total de emplacamentos. Disse que é reflexo da percepção na melhora da economia. A disparada é comparada ao fiasco que foi julho. Ao todo, foram 305.221 unidades em agosto contra 265.967 em do mês sete.

Porsche
Cotas esgotadas para o Cayman 2018 até o fim do ano. Modelo caiu no gosto do consumidor e empatou em preferência comparado com o Boxster 718. Na verdade, a Porsche Brasil sabe que se trouxer mais a disparada será maior...

 

PCX muda de cor

A Honda disponibilizou a linha 2018 do scooter com nova cor no seu leque de ofertas. Modelo lidera o mercado e agora pinta de azul escuro perolizado o mundo das duas rodas estilosas e compactas.

 

Comércio respira
A Fenabrave divulgou os números de comercialização do mês de agosto e acumulado no ano. De acordo com o órgão, a venda de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos cresceu 17,75% e relação a agosto de 2016.

Recall da Spin
A Chevrolet convocou um recall de 164.840 mil unidades da Spin por conta de um problema na grade de entrada de ar abaixo do para-brisa da minivan. A falha deixa entrar água no compartimento do motor, com risco de incêndio.

Aston Martin nos elétricos
Montadora deve produzir até a metade da década de 2020 todos os seus veículos com a opção elétrica ou híbrida. Essa intenção foi anunciada pelo presidente da fabricante britânica, Andy Palmer, em entrevista ao jornal Financial Times.  O primeiro carro totalmente elétrico da montadora será lançado em 2019.

 

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