Estado de Minas USADO DA VEZ

Palio ainda serve bem

Modelo foi responsável pelo surgimento de uma série de outros veículos da Fiat, como a perua Weekend, o sedã Siena e a picape Strada


postado em 31/08/2017 08:45 / atualizado em 31/08/2017 09:00

Compacto é vendido nas concessionárias de seminovos entre R$ 21 e R$ 29 mil(foto: Fiat/Divulgação)
Compacto é vendido nas concessionárias de seminovos entre R$ 21 e R$ 29 mil (foto: Fiat/Divulgação)
Nascido em 1996, o Fiat Palio teve seu projeto iniciado três anos antes, pelo Centro de Estilo da Fiat junto ao estúdio I.D.E.A. O modelo foi idealizado para, além do Brasil, rodar nos mercados emergentes da América Latina, África do Sul, Leste europeu e alguns países asiáticos.


A montadora já possuía um produto com uma proposta similar no mercado europeu, o Punto. O projeto do Palio tinha uma suspensão mais simples e robusta e, diferente do modelo da Europa, deu origem a uma grande família de produtos. Em abril de 1996, o Palio já chegou com versões em duas e quatro portas. Foi o primeiro de uma linha que conta ainda com a perua Weekend, lançada em janeiro de 1997, o sedã Siena, apresentado em agosto de 1997 e a picape Strada, que chegou ao mercado em outubro de 1998.
Em 2003 a Fiat lançou a versão Fire do hatch. Em 2012, o Palio ganhou uma nova geração e as versões Attractive 1.0, Attractive 1.4, Essence 1.6, Essence Dualogic 1.6, Sporting 1.6, Sporting Dualogic 1.6.


Palio foi eleito três vezes o carro do ano(foto: Fiat/Divulgação)
Palio foi eleito três vezes o carro do ano (foto: Fiat/Divulgação)
O compacto foi eleito o Carro do Ano em 2001, 2004 e 2012. Em 2014 ganhou a versão Way e também foi o carro mais vendido do ano, desbancando o Gol, que seguia na liderança durante 27 anos seguidos. Com destaque em vários anos, não é de se estranhar que os interessados em adquirir o Palio não se apeguem a uma única versão. “Ele é um carro que vende independe do ano, e vende muito bem”, aponta a coordenadora de seminovos da Fiat Italiana, Luciana Lima.


Intitulada de 'novo Palio', a última geração do veículo é vendida ao lado da Fire(foto: Fiat/Divulgação)
Intitulada de 'novo Palio', a última geração do veículo é vendida ao lado da Fire (foto: Fiat/Divulgação)
Estamos falando de um veículo que abrange todos os gostos e que continua na preferência dos brasileiros mesmo depois de 20 anos do lançamento. “Quem se interessa pelo modelo procura o bom custo-benefício que ele tem a oferecer. Exemplo disso é a economia de combustível”, analisa Luciana. Com a entrada do Argo, muitos imaginavam que o filho mais velho iria sair da gama de veículos da Fiat, mas o compacto ocupa uma posição entre o recém-chegado e o popular Uno. Os hatches Punto e Bravo que deram adeus à linha de produção da montadora.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação