Estado de Minas EDUCAÇÃO

No dia do perdão, reflita sobre as suas atitudes no trânsito

Por um tráfego mais humanizado, pense com o coração: será que você faz a sua parte?


postado em 30/08/2017 12:29 / atualizado em 04/09/2017 12:33

(foto: Sarah Eleuterio/DP D.A Press)
(foto: Sarah Eleuterio/DP D.A Press)
Talvez ainda não tenha se dado conta, mas no trânsito você é responsável por si e por seu colega, seja ele pedestre ou condutor. O uso de buzinas, agressões verbais e gestuais são recorrentes e tomam o lugar da tolerância, cordialidade e do perdão. Há casos mais graves onde a hostilidade e impulsividade podem resultar em danos físicos e materiais. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito - CBT, os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos menores. Assim como os motorizados têm compromisso com os não motorizados e todos juntos têm o dever de cuidar dos pedestres. Mas, na prática, todo mundo pode proteger todo mundo.

Como todo problema tem uma "desculpa", essa pressa toda dos motorista também pode ter um motivo. Não é mais possível dar a preferência ao pedestre que está na faixa de segurança, ao colega condutor que está realizando uma manobra ou oferecer a passagem para alguém que sinaliza, pois, para muitos, não há mais tempo. Mas será que ser gentil no trânsito é mesmo perda de tempo? Favorecer a viagem do amigo condutor pode salvar vidas e evitar danos materiais.

A Índia, um  dos países mais populosos do mundo, possui um trânsito caoticamente cordial. Lá a sinalização é precária e quase não se encontra calçadas, mas a gentileza existe: os indianos precisam dividir as vias com pedestres, ciclistas, veículos e até elefantes. Aqui, no Brasil, não há leis que ensine cordialidade aos condutores. Fiscalização e penalidades talvez não sejam capazes de tirar alguns vícios dos motoristas. Mas há ações educativas que podem mudar um pouco esse cenário. O Detran/PE sempre realiza campanhas educativas com o objetivo de conscientizar pessoas, a orientadora educacional Rilza Melo explicou o motivo: “Sempre montamos campanha devido ao altos índices de acidentes. Queremos explicar que não é a regra pela regra. Você precisa exercer o seu papel de cidadão usando a ética no trânsito”, explica.

Na atual campanha, os motociclistas estão recebendo uma atenção maior. Segundo a orientadora, os dados assustam. “Cerca de 74% dos acidentes no trânsito envolvem motociclistas. A ação visa educar os pilotos e mostrar que há alternativas para os transtornos do trânsito. Se um motorista avançou, você pode se perguntar: será que algo aconteceu? Talvez alguém esteja passando mal”, complementa.

A campanha A vida é muito melhor com você é realizada todas as quartas-feiras, na Av. Recife, e segue orientando motociclistas até dezembro.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação