Estado de Minas COMBATE À POLUIÇÃO

Dia do combate à poluição: entenda a importância dos sistemas de emissões veiculares

Sem o componente que minimiza as emissões, os veículos poluiriam de cinco a dez vezes mais, em média


postado em 14/08/2017 14:21

Poluição é responsável por mais de 5 milhões de mortes por ano no mundo inteiro(foto: Peu Ricardo/DP)
Poluição é responsável por mais de 5 milhões de mortes por ano no mundo inteiro (foto: Peu Ricardo/DP)
 

 

No dia do combate à poluição, comemorado em 14 de agosto, cai bem a reflexão sobre a importância sobre os sistemas de reduções de emissões de gases veiculares. Vale, então, entender o papel dos catalisadores.

Atualmente, a poluição é responsável por mais de 5 milhões de mortes por ano no mundo inteiro, número que seria muito maior sem os catalisadores. Desde que foram inventados, os itens contribuíram para que carros, motos e caminhões deixassem de lançar no ar mais de um bilhão de toneladas de poluentes como o monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx) no mundo, desde 1974. Sem os catalisadores, a qualidade do ar nas cidades seria muito pior.

“A criação dos catalisadores e a constante modernização deles são os nossos diferenciais. Além de atendermos as normas vigentes, temos a possibilidade de customização do produto para nossos clientes, o que ressalta nosso compromisso em entregar soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios de nossa sociedade”, comenta Vladimir Ferrari, gerente de desenvolvimento técnico da BASF para a América do Sul, uma das empresas que vendem o item.

 

 

A importância do catalisador automotivo é tanta que, sem o componente, os veículos poluiriam de cinco a dez vezes mais, em média.

Dieselgate
Em 2015, a Volkswagen foi descoberta por ter fraudado mais de 11 milhões de veículos ao redor do mundo com um software de manipulação de dados de emissões de poluentes. A notícia atingiu várias super potências. Itália, França, Coréia do Sul e, claro, Alemanha indiciaram a montadora. O custo para a VW reparar o erro atingiu os R$ 6,5 bilhões.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação