Estado de Minas DIGITAL

Waze como apoio na venda de automóveis

Aplicativo permite que lojas façam propagandas automotivas, a fins de redução de custo


postado em 10/08/2017 13:52 / atualizado em 10/08/2017 15:49

Novidade já está na ativa em todos os Estados Brasileiros (foto: Waze/Divulgacao)
Novidade já está na ativa em todos os Estados Brasileiros (foto: Waze/Divulgacao)

A crise que atinge o Brasil é a principal responsável pelo declínio nas vendas de automóveis. Alternativas para driblar esse mau momento são estudadas pelas montadoras e ferramentas para ajudar concessionárias e clientes surgem como uma forma para fugir da recessão. Apostar somente em promoções para aumentar o número de veículos comercializados pode não ser suficiente, já que apenas números não chamam a atenção do comprador.

A forma mais direta de chegar em possíveis clientes é através de propagandas que podem surgir nos mais diversos locais, como outdoors, televisão e através de panfletos nas ruas, que acarretam em mais gastos. “Para o mercado automotivo crescer existem duas opções: vender mais carros ou diminuir os custos por venda”, esclarece o presidente para a América Latina da Search Optics Eduardo Cortez.

Uma ferramenta que aparece como forma de baratear essa maneira de atingir os clientes é a internet. Plataformas que podem ajudar na hora da venda são alternativas encontradas pelas concessionárias de atrair novos e antigos compradores. “Quando as lojas deixam de fazer propaganda nas mídias mais tradicionais e apostam na publicidade digital, elas estão apostando na redução dos custos”, aponta Eduardo. O digital é uma forma mais barata e que consegue atingir efetivamente aqueles que estão à procura de um carro novo.

Waze Local, nome dado ao projeto, funciona como uma forma de propaganda(foto: Waze/Divulgacao)
Waze Local, nome dado ao projeto, funciona como uma forma de propaganda (foto: Waze/Divulgacao)

A Search Optics encontrou uma maneira diferente de atrair consumidores para as concessionárias, através do aplicativo de geolocalização Waze. “Analisamos a plataforma mais utilizada entre os motoristas e resolvemos desenvolver uma forma de colocar as lojas dentro da tela”, explica Eduardo.

A Waze Local, nome dado ao projeto, trabalha só com montadoras de carros e funciona como uma forma de propaganda no aplicativo. “Com a plataforma é possível exibir imagens da concessionária quando o usuário está próximo a ela”, revela o especialista. Quando um novo cliente decide apostar na ferramenta, ele passa por uma breve entrevista com os especialistas da Search Optics. “Isso serve para conhecer melhor o nosso consumidor. Depois de respondidas as perguntas, a plataforma já cria uma arte própria para a marca e ela começa a aparecer imediatamente dentro do Waze”, aponta Eduardo.

A novidade já está em funcionamento em todos os estados brasileiros e seu lançamento oficial aconteceu na última quarta-feira durante a ExpoFenabrave, em São Paulo. Os interessados em participar do Waze Local podem se inscrever através do site www.searchoptics.com.br.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação