Estado de Minas COLUNA

Confira os destaques de Jorge Moraes em 29/07/2017

Colunista fala sobre a atitude do Reino Unido de acabar com os automóveis movidos a gasolina ou diesel até 2050


postado em 31/07/2017 15:27 / atualizado em 31/07/2017 16:35

Estão fazendo o certo

 

Li na metade da semana uma notícia que me deixou ainda mais pensativo. O Reino Unido divulgou planos para acabar com os automóveis movidos a gasolina ou diesel até 2050. As vendas já serão proibidas a partir de 2040 e dez anos depois a circulação será zero. Veículos que forem movidos a combustíveis fósseis vão virar coisa do passado. As palavras foram do ministro do Meio Ambiente Michael Gove, ditas em entrevista à rede BBC. O combate à poluição não para em países desenvolvidos. O britânico também pontuou que o governo vai injetar 200 milhões de libras para políticas de restrição de veículos a diesel. E vocês lembram da França? Anunciou no mês passado que pretende acabar com a comercialização dos carros a combustão até 2040. A tentativa está prevista no acordo votado na Conferência de Paris em dezembro de 2015 e o bloco forte do Velho Continente vai partir para cima do tema. Enquanto o Brasil, em nossa região do Nordeste, os veículos a diesel (utilitários) são venerados porque oferecem melhor rentabilidade na negociação do seminovo e geram economia para quem vive na estrada, na Alemanha, cidades como Munique e Stuttgart já sinalizam para a exclusão dos carros a óleo. É público que, até 2035, para cada grama de carbono emitida, a mesma quantidade deverá ser retirada da atmosfera e a aposta em veículos híbridos e elétricos, os não poluentes, é o único caminho considerando a indústria automotiva.

 

Vem aí o Audi Q5 e o novo GLA

As duas marcas alemãs lançam no próximo mês os renovados Q5 e o compacto GLA, que passou por um leve facelift no ano passado e agora chega ao mercado brasileiro. Já estava em tempo de colocar nas ruas os SUVs reestilizados...

 

APP
A Renault lançou um aplicativo que permite uma mais rápida comunicação com a empresa através dos jornalistas. A ferramenta é Sala de Imprensa Renault. Boa ideia e iniciativa que facilita a vida do comunicador.

Nova fase na Volks
Volkswagen está planejando criar uma nova fase para o Brasil. Ela pretende tirar a imagem de ser uma marca de carros de entrada e apostar em veículos como o Polo, Virtus, além de SUVs e picapes.

Brasileiro no Paraguai
Hyundai anunciou que exportará o Creta para o Paraguai. A previsão é levar 260 unidades do SUV para o país vizinho. Todos serão equipados com motor 1.6 de 130 cavalos e câmbio automático.

G 310 R chega em agosto
BMW confirmou que seu modelo mais em conta, a G 310 R, chegará às lojas brasileiras no dia 12 de agosto. A motocicleta conta com um motor de 313 cc que dispõe de 34,4 cavalos e 2,85 kgfm de torque. O preço do modelo é R$ 21,9 mil.

CNH digital
Contran aprova a CNH-e, que deve começar a valer nas ruas a partir de fevereiro. O documento poderá ser apresentado através de smartphones e irá valer tanto quanto a versão em papel, que não deixa de ser emitida.

Compacto a vista
A GM deve anunciar em breve, mais especificamente no início de agosto, novos investimentos na planta de Gravataí, RS. O capital aplicado deve ser para a produção de um novo crossover compacto, primeiro da marca.

 

Waze liberado

Google anunciou que usuários da plataforma Android Auto. Agora poderão contar com o aplicativo Waze. Dessa forma fica mais fácil driblar os congestionamentos, uma vez que o app aponta o melhor caminho, além de indicar problemas existentes na rota escolhida.

 

Hyundai na frente
A consultoria J.D. Power apoontou que a Hyundai CAOA é a líder em satisfação nos serviços de pós-venda no Brasil, superando a Toyota, que acabou em segundo lugar seguida da Mitsubishi. O levantamento ouviu 4.585 proprietários e foi realizado em todo Brasil entre fevereiro e maio deste ano. Palavra da consultoria.


Justa homenagem
O presidente da Alepe, Guilherme Uchôa, e o deputado Júlio Cavalcanti convidam para solene homenagem ao Clube do Automóvel Antigo de PE. Amigos que tenho e chamo pelo primeiro nome estarão presentes: Armandinho, Miranda, Paulo, Claudio, Antônio, Anchieta, Nuno e tantos apaixonados pelo antigomobilismo. 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação