Fabricado na Inglaterra e revelado em Londres nos últimos dias, o novo modelo da Jaguar aparece no cenário dos utilitários para concorrer diretamente com o Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA. O grandão chegou em quatro versões: S, SE, HSE e R-Dynamic, além de uma opção especial para a estreia no mercado.
O E-Pace é repleto de novidades. Chama atenção os cinco tipos de motorização e os câmbios automáticos de nove marchas e manual de seis velocidades. A versão 2.0 turbo a gasolina pode ser adquirida com 250 cv ou 300 cv, já a opção a diesel pode vir com 150, 180 ou 240 cavalos. Com velocidade eletronicamente limitada a 243 km/h, o utilitário equipado com o motor Ingenium movido a gasolina vai de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos.
Há ainda versões equipadas com um sistema que conta com diversos sensores que monitoram o desempenho do utilitário. Para melhorar a performance, informações sobre velocidade, movimentos da carroceria e das rodas, curvas e suspensão são cruzadas para que os amortecedores e a suspensão sejam configuradas automaticamente.
A conectividade chama a atenção no grandalhão. O veículo possui até quatro pontos de carga de 12 volts e cinco saídas de USB. No utilitário ainda é possível acessar internet via WI-FI, que pode suportar até oito conexões simultâneas. O sistema do veículo é capaz de dar partida antes mesmo do motorista entrar no carro e também de encontrar onde o veículo foi estacionado através do celular ou smartwatch.
Outras novidades que atraem olhares são a Activity Key, uma pulseira que, além de ser à prova d’água e de choques, permite que o carro seja trancado com a chave dentro, e o Head-Up Display, que projeta informações a laser no para-brisa, como limite de velocidade, direções de navegação e alertas de segurança.
Uma câmera integra o sistema de frenagem autônoma de emergência, que ainda oferece detecção de pedestre e o Lane Keep Assist, que mantém o carro na faixa. O modelo ainda conta com auxílio de manobras de estacionamento e o Traffic Sign Recognition, equipamento que identifica e respeita a sinalização de trânsito.
No Brasil, o veículo deve completar a gama da Jaguar nos próximos anos. Mas já é sabido que o preço de comercialização do SUV nos outros mercados, por enquanto, está na casa dos R$ 123 mil. Nada mau.