Estado de Minas OFICINA

Carro parado por muito tempo pode ser sinônimo de problemas

Julho é mês de viajar. Mas, se for deixar o carro em casa, fique atento às dicas para não causar problemas com o veículo parado


postado em 13/07/2017 13:34 / atualizado em 13/07/2017 16:50

Julho é o mês das férias, e para quem está saindo, ou até voltando de viagem, trazemos dicas para quem vai deixar o carro em casa. De olho no descanso prolongado, muitas pessoas planejam conhecer novos ares. E para isso acontecer, já providenciam o local desejado, se é possível ir de ônibus ou de avião, a hospedagem e também quem irá cuidar da casa na ausência dos moradores, mas um fator importante é se preocupar com quem irá ligar o carro que ficou em casa. Isso é fundamental para não ter dor de cabeça na volta. Afinal, deixar o veículo parado por muito tempo pode acarretar problemas que poderiam ser evitados se o automóvel fosse ligado de tempos em tempos.

 

Óleo do motor deve ser trocado para não haver contaminação(foto: Rafaella Magna / Esp. DP)
Óleo do motor deve ser trocado para não haver contaminação (foto: Rafaella Magna / Esp. DP)
 

 

Existem aqueles componentes que sofrem com pouco tempo parado e aqueles mais resistentes. O DP Auto separou os principais e o que pode ser feito para evitar dores de cabeça.

A bateria é a campeã de problemas quando o carro fica muito tempo parado. “Ela pode descarregar se o veículo ficar mais de um mês sem funcionar e, em alguns casos, não pode nem ser recarregada”, esclarece o chefe de oficina da Disnove Genildo Justino. Esse foi o principal contratempo enfrentado pelo estudante Pedro Martins, 26. “Meu problema começou com defeitos na sonda, motor de partida e a bateria arriada. Como o conserto ficou muito caro, meu Astra está parado desde então”, comenta.

Mas não é só a bateria que atrapalha os motoristas, por falta de utilização, os pneus também podem sofrer avarias. “As rodas correm o risco de ficarem deformadas, em um longo prazo, cerca de um ano, de forma irreversível”, explica Genildo.

 

Pedro manteve o carro parado por muito tempo e o prejuizo foi maior do que o esperado(foto: Shilton Araújo / Esp. DP)
Pedro manteve o carro parado por muito tempo e o prejuizo foi maior do que o esperado (foto: Shilton Araújo / Esp. DP)
 

 

A atenção deve ser dobrada também com os fluidos do carro. A umidade na câmara onde se encontram os óleos do veículo podem contaminar o componente. “É importante fazer uma análise em uma oficina para não comprometer outros equipamentos do veículo”, afirma Justino. A parte elétrica também pode ser vítima. “Alguns fios podem colar, e só a substituição pode resolver”, comenta o especialista. Mas não são só os fios que correm esse risco. Uma parte importante para a segurança do veículo também pode ficar comprometida. “Se o veículo estiver parado por mais de seis meses é importante revisar os freios, pois eles também podem fundir”,esclarece.

 

Bateria é o principal item que sofre com a falta de utilização(foto: Malu Cavalcanti / Esp. DP)
Bateria é o principal item que sofre com a falta de utilização (foto: Malu Cavalcanti / Esp. DP)
 

 

Não é recomendado deixar o carro exposto ao sol e à chuva por muito tempo. Caso isso aconteça, é importante cobri-lo com uma capa automotiva, para evitar arranhões e corrosões na pintura. Um lembrete importante que Genildo faz é em relação ao combustível que fica dentro do tanque. “Ele precisa ser substituído, assim como os demais fluidos do carro para não comprometer os outros componentes veiculares”, finaliza. Então, deixar o veículo sob os cuidados de alguém confiável pode ser um plano ideal na hora de passar aquele período fora de casa.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação