Estado de Minas FERIADÃO

Para viajar no período junino é necessário preparar o carro

Confira algumas dicas para não ser pego de surpresa na hora de encarar as rodovias


postado em 21/06/2017 17:35 / atualizado em 21/06/2017 17:45

"Eu e os meus amigos estávamos voltando para o Recife depois de um fim de semana em Garanhuns quando, na BR,  percebi que um dos pneus dianteiros havia furado. Imediatamente paramos o carro e iniciamos o procedimento para a troca, foi aí que percebi que o estepe estava murcho e inutilizável naquele momento". Depois de passar por maus bocados na espera de uma ajuda para trocar o pneu do seu carro, a estudante Priscila Facundes aprendeu a lição de sempre que pegar a estrada fazer uma breve revisão no veículo. Nessa edição do DP Auto separamos algumas dicas importantes para aquelas pessoas que pretendem viajar de carro nesses próximos dias e aproveitar o feriado de São João em alguma outra cidade. Confira! 

 

(foto: Mandy Oliver / Esp DP)
(foto: Mandy Oliver / Esp DP)
 

Estepe e pneus

Todos os cinco precisam estar sempre calibrados e em bom estado. O indicado é que a cada quinze dias a pressão do ar seja verificada. Inclusive, calibre no posto de combustível mais perto de casa e nada de injetar ar com o pneu quente. Andar com eles carecas ou reutilizados também não é aconselhável.

 

(foto: Amanda Oliveira / Esp DP)
(foto: Amanda Oliveira / Esp DP)
 

Óleo

Verificar o nível do óleo é fundamental para o perfeito funcionamento do motor do carro, uma vez que a lubrificação adequada atenua o atrito entre as peças dentro do propulsor. É necessário, no entanto, dar uma lida no manual do carro para saber se está na hora de trocar o fluido.

 

Combustível

Viajar requer um investimento em alguns pontos e um deles é no combustível. É indicado encher o tanque antes de pegar a estrada, já que não se sabe, muitas vezes, onde ficará o próximo posto na rodovia. Também é importante se certificar de que o líquido injetado não seja de procedência duvidosa. 

 

(foto: Gabriel Jabur /Agencia Brasilia)
(foto: Gabriel Jabur /Agencia Brasilia)
 

Luzes

Todas as luzes do veículo precisam estar funcionando perfeitamente. Tanto os faróis, quanto a lanterna e a luz de freio. Os itens são fundamentais no quesito segurança na hora de entrar nas BRs, já que auxiliam os outros motoristas para visualizar o seu veículo, ou até podem alerta-los em alguma situação pontual.

 

(foto: Transpet / Divulgação)
(foto: Transpet / Divulgação)
 

Transporte do animal

Nada de deixar o seu pequeno amigo em casa sozinho! Se você não conseguir um lugar para ele ficar, além da sua casa vazia, leve o animal para viajar também. No entanto, é necessário ficar atento e tranportá-lo de forma ideal: na cestinha ou no cinto indicado para cachorros grandes. E faça pausas na viagem para que o pet possa realizar as suas necessidades fisiológicas.

 

Limpador de para-brisa

Nesses dias de inverno, as chuvas podem cair a qualquer hora. Conferir se o limpador de para-brisa está funcionando como o indicado é fundamental antes de tirar o carro da garagem. Às vezes a borracha da palheta fica seca e pode até deixar o vidro mais embaçado do que na hora em que a chuva cai. Se achar que é necessária a troca, o valor do item custa cerca de R$ 40.

 

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação