Cuidados

Carro precisa estar com a revisão em dia

É comum acontecerem alagamentos no Recife e região nas proximidades do inverno. Os cuidados com os pneus devem ser redobrados nessa época

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/06/2017 15:45 / atualizado em 01/06/2017 17:14 Débora Eloy

As chuvas que atingem todo o estado de Pernambuco sinalizam um alerta para os cuidados que os moradores devem ter. Mas não são apenas aqueles que moram em locais de riscos que devem se preocupar com as águas, quem arrisca sair de casa com o carro também pode ter dores de cabeça, se não estiver prevenido. Nesta época, é importante estar com o seu veículo todo revisado e com os pneus em dia. Além de ser considerada infração grave (R$ 195,23, mais 5 pontos na carteira), pneus carecas representam perigo para todos.

 

É importante manter a velocidade constante - Marlon Diego / Esp. DP É importante manter a velocidade constante
 

 

Um dos principais componentes de segurança é o conjunto de pneus de um veículo e à ele devemos muita atenção durante os dias de chuva. Verificar o estado de conservação das rodas é indispensável para atestar proteção do automóvel. As nervuras do pneu devem estar aparentes, já que são elas as principais responsáveis por escoar a água. Elas foram desenvolvidas para direcionar a água para fora de maneira mais rápida, evitando a aquaplanagem.

Em dias de chuva, fique atento aos alagamentos para evitar aquaplanagem, pois ela é responsável por causar a perda no controle do veículo, principalmente se os pneus estiverem carecas. Se estiver ilhado, o ideal é manter a primeira marcha, a de força,  em uma velocidade baixa e constante. Procure também observar por onde rodam os carros que estão na sua frente e os siga para evitar cair em buracos. Caso o pneu esteja com a espessura muito fina, e acontecer do carro cair em algum buraco, o equipamento pode até estourar.

Checar se o seu pneu está ou não careca não é tão difícil: para verificar o nível da camada, é só checar utilizando o TWI  (Tread Wear Indicator) como referência. A marca que indica o estado de desgaste de rodagem está presente em todos os pneus. Caso o seu esteja abaixo dos 1,6 milímetro de profundidade, é perigoso, pois eles perdem totalmente a aderência com o solo, além de ser passível de multa.

 

Faróis devem ser ligados durante as chuvas para melhorar a visibilidade dos motoristas e pedestres nas vias - Marlon Diego / Esp. DP Faróis devem ser ligados durante as chuvas para melhorar a visibilidade dos motoristas e pedestres nas vias
 

 

A calibragem também deve ser feita periodicamente e de maneira correta, cheque o recomendado pelo fabricante do seu carro. O procedimento deve ser realizado com o pneu a frio e o mais leve possível. O excesso de peso pode causar uma pressão maior e uma calibragem errada.

 

Se a saída de casa com o carro for inevitável, o DP Auto separou algumas dicas para ter mais segurança:

Acenda os faróis:
Apesar de a lei já obrigar a utilização dos faróis durante o dia nas rodovias, durante a chuva, quando a visibilidade é menor, a atenção à utilização das luzes deve ser redobrada.

Reduza a velocidade:
O maior problema em relação à velocidade alta em dias de chuva é a aquaplanagem. A rapidez com a diminuição do atrito com o solo pode fazer com que o motorista perca o controle do veículo.

Vidro embaçado
Uma dica é deixar o ar-condicionado ou o ventilador em baixa velocidade, isso evita que os vidros do carro fiquem embaçados comprometendo a visibilidade.

Não tente passar por áreas alagadas:
Mas, se for inevitável, observe a altura da água em relação aos outros veículos, se a altura do alagamento não passar da metade do pneu uma dica é colocar a primeira marcha e manter a velocidade constante até sair da área de risco.

 

 

Tags: moto

Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
18 de agosto de 2017
17 de agosto de 2017