O Argo chegou e com ele as mudanças no line up da Fiat. Entre as atualizações está a substituição das versões 1.4 e 1.6 do Palio. As opções já deixaram de ser produzidas. No lugar delas está o Argo 1.0 que é comercializado, desde ontem, por R$ 47 mil.Valor compete de igual para igual com o Chevrolet Onix e Hyundai HB20 de mesma motorização, os principais concorrentes do modelo.
No lançamento a opção de entrada não foi disponibilizada para o test drive. Mas dá para saber que a proposta do motor 1.0 é indagar quem não deseja um carro com um visual robusto e um consumo bom para o bolso, já que o conjunto desses anseios pode ser encontrado na versão de entrada do novo hatch. Contudo, nem tudo são flores e a potência do Argo 1.0 deixa a desejar, já que são produzidos apenas 77 cavalos com o carro abastecido a etanol. Porém para o uso urbano esses números podem ser satisfatórios. O carro com essa motorização consegue ser disposto na hora de enfrentar as vias e chega a percorrer cerca de 14 km utilizando apenas um litro de gasolina, de acordo com o Inmetro. A caixa de transmissão conta sempre com um câmbio manual de cinco marchas.
Além da diferença no desempenho por causa da motorização, uma das poucas mudanças do 1.0 em comparação aos irmãos maiores é a falta da central multimídia como item de série. O item pode ser obtido de forma opcional e custa cerca de R$ 2 mil. A bordo do veículo é possível entender claramente a mensagem que ele passa com os equipamentos que o acompanham de fábrica. O Argo é curto e grosso para o seu público alvo: “nada de delongas, quero ser o seu primeiro veículo e que você me use no seu dia a dia para o trabalho. Nada de viagens”.
Ainda assim o design interno satisfaz. Todo o painel e material dentro da cabine é igual em todas as versões, além do sistema start/stop, que, de acordo com a montadora, consegue economizar a longo prazo cerca de R$ 600 em combustível. Com o equipamento, o carro desliga o motor sempre que fica mais que três segundos parado. Para acioná-lo novamente basta acelerar e seguir. O volante multifuncional também é de série no veículo e faz uma diferença em comparação aos concorrentes, que não apresentam a função para essa versão.
Todas as sete opções do novo hatch da montadora tem a mesma estética. Inclusive, visualmente o carro é tudo de bom. As vincas laterais e o farol alongado compõem o “look” musculoso, que lembra o Mobi e a Toro. E foi essa a intenção da Fiat com a produção do Argo, deixar a gama de veículos da montadora com uma certa linha de design bem definida.