Decifrar

Entenda algumas siglas do universo automotivo

As sopas de letrinhas que denominam as partes do carro sugerem um desafio na hora da compra e manutenção do automóvel

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/04/2017 08:06 / atualizado em 12/04/2017 08:20 Débora Eloy


Comprar um carro não é tarefa fácil, principalmente para quem não acompanha as novidades do mundo automotivo. Além de ficar atento ao grande fluxo de lançamentos e itens, existem as siglas que dão nome às peças e novidades que necessitam de atenção.

Durante a montagem dos carros, as fábricas acabam criando algumas siglas que invadem as propagandas e o motorista acaba levando para casa um veículo sem saber o conteúdo que está comprando. ABS, CV, SUV e GNV são exemplos de siglas encontradas nas descrições dos carros e que podem facilitar ou dificultar na hora da compra e manutenção do automóvel.

Em uma entrevista com 12 condutores, apenas dois consideraram que as siglas ajudam na hora de fazer a compra e a manutenção. Os outros entrevistados declararam que a grande quantidade acaba prejudicando quem não tem conhecimento na área. Dos nove itens perguntados nenhum condutor conseguiu identificar todos. Apenas um acertou sete deles.

O estudante de pós-gradução, Allisson Mendes, 23, explicou a importância de pesquisar antes de comprar ou levar o veículo para a manutenção. “As siglas devem servir para facilitar. A grande quantidade é que pode confundir a cabeça do consumidor. Mas para quem vai comprar ou revisar é importante saber, ou procurar saber”, relatou. O ponto de vista é compartilhado por outros motoristas, como é o caso da estudante Fernanda Ramos, 19. “As siglas facilitam para quem entende bem de carros, como eu não sei muito a respeito, acho que me complica um pouco a minha direção”, afirma.
 
#Decifre as siglas: 
 
APS - Sensor de estacionamento que utiliza sistema de ultrassom, além de bipes e alarmes para auxiliar o motorista na marcha à ré.
 
ECU - É o “cérebro” que comanda praticamente toda a atividade, através de dados e uma infinidade de sensores.
 
GNV - É um combustível fóssil gasoso capaz de alimentar um motor a combustão. É limpo e possui mais incentivos do que os derivados do petróleo. É recomendado que durante a manhã o condutor utilize álcool ou gasolina e só depois o GNV. 
 
Gás Natural Veicular é um tipo de combustível limpo que possui incentivos do governo - Helder Tavares / DP Gás Natural Veicular é um tipo de combustível limpo que possui incentivos do governo
 
 
DRL - Sistema de luzes para circulação diurna e, com LEDs ou mesmo luzes halógenas, tornou-se padrão para veículos na Europa pelo fato de melhorar a visibilidade.
 
RPM - Medição pelo conta-giros, trata-se de um número que representa a quantidade de voltas realizada pelo motor a combustão.
 
CV - Unidade de medida de potência mais conhecida pelos brasileiros. Nasceu quando máquinas a vapor assumiram o lugar dos cavalos na tração dos moinhos. “A potência do motor é definida pela quatidade de cavalos”, comenta Genildo.
 
ASR – Identifica o sistema que impede as rodas de tração escorregarem, auxiliando o condutor em acelerações ou em casos de emergências.
 
ABS - “O ABS é utilizado em freadas bruscas, impedindo que as rodas travem, tirando a pressão delas”, afirma o chefe de oficina da Disnove.
 
SUV, sigla em inglês para utilitário esportivo, representa a categoria de carros grandes com carroceria toda fechada - Lifan / Divulgação SUV, sigla em inglês para utilitário esportivo, representa a categoria de carros grandes com carroceria toda fechada
 
 
SUV - Sport Utility Vehicle, é um modelo esportivo em ascensão no Brasil que mescla diferentes recursos, formas e funções. Amplo espaço para passageiros e carga além de maior capacidade de deslocamento, podendo até ter sistema de tração integrado, típico de modelos off-road.  
 
Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
26 de junho de 2017