Estado de Minas FLEX

A3 ganha versão topo e Q3 reaparece com motor flex

Audi lançou apostas no mercado com a nova versão Ambition para o A3 e tornou o SUV Q3 com motorização 1.4 TFSI Flex, capaz de produzir 150 cv


postado em 29/03/2017 18:08 / atualizado em 30/03/2017 17:13

O mês de março foi o escolhido pela montadora alemã para lançar novas opções no mercado brasileiro. Trata-se do sedã A3, que agrada e tem público fiel. Os apaixonados por veículos confortáveis, práticos e, de certa forma, luxuosos, não tem muito do que reclamar da nova versão 2017. Há 20 anos no mercado, o sedã agora tem algumas vantagens entre os veículos da concorrência com a conectividade e os equipamentos de série. O pacote tecnológico com painel digital de 12 polegadas,  o teto solar e a mala com cerca de 600 litros de capacidade são alguns dos fatores que deixam claro essa questão.

 

A3 tem novo visual composto pelos faróis, lanternas e para choque(foto: Audi / Divulgação)
A3 tem novo visual composto pelos faróis, lanternas e para choque (foto: Audi / Divulgação)
 

 

Externamente o carro também atrai. Isso porque o novo visual composto pelos faróis, lanternas e para choque deixa o veículo com um ar de exclusividade. Alguns pontos no design chegam até a lembrar o irmão maior, o A4. Exemplo disso são os contornos, os faróis bi-xenônio e as vincas.

Chegando na parte mecânica o carro não precisa de demais predicados. É ágil assim como é sútil. A motorização 2.0 permite que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em cerca de sete segundos. São 350 Nm entre 1500 e 4400 rpm. Tanta potência tem reflexo negativo no consumo. O sedã percorre apenas 10 km com um litro de gasolina.

 

Motorização 2.0 permite que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em cerca de sete segundos(foto: Audi / Divulgação)
Motorização 2.0 permite que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em cerca de sete segundos (foto: Audi / Divulgação)
 

 

Os pontos positivos do veículo também conseguem ser calados um pouco quando o valor do carro entra em jogo. A versão Ambition, topo de linha, é vendida a partir de R$ 157 mil, por exemplo. Preço um pouco salgado quando é comparado a veículos ainda superiores como o Mercedes-Benz Classe C, que custa R$ 144 mil. A pedida, dessa forma, é testar para se agradar.

 

Pacote tecnológico do A3 conta com painel digital de 12 polegadas(foto: Audi / Divulgação)
Pacote tecnológico do A3 conta com painel digital de 12 polegadas (foto: Audi / Divulgação)
 

 

Q3 2017: SUV finalmente flex

O Q3 foi líder no segmento de utilitários premium em 2015. Mas a queda de vendas foi brutal em 2016. Para 2017 a Audi modificou o SUV para motorização flex e agora espera voltar aos ranking dos mais vendidos. O modelo tem uma boa estatura, desempenho e consegue conciliar bem o trajeto no meio urbano e no offroad. O preço não distoa muito dos concorrentes e partem dos R$ 143 mil na versão Attraction, podendo chegar a R$ 170 mil na versão Ambition.

 

Q3 tem preços que parte dos R$ 143 mil(foto: Audi / Divulgação)
Q3 tem preços que parte dos R$ 143 mil (foto: Audi / Divulgação)
 

 

Uma das grandes sacadas do veículo é o visual instigante. Logo no primeiro contato as linhas horizontais do design propõe uma sensação de expressividade do carro. Só da vontade de dirigir um. Internamente a impressão continua. O espaço é amplo, com porta malas de capacidade de 460 litros, e os itens de série garantem conforto e alívio na hora de pegar a estrada. Isso porque sensores de luz e chuva, bancos em couro e faróis de neblina na traseira estão inclusos desde a versão de entrada.

Mas a grande novidade da versão é, de fato, a motorização. O motor 1.4 TFSI flex é capaz de desenvolver 150 cavalos de potência e é um fator que coloca o veículo na frente da concorrência. Com o conjunto mecânico que está estreando, o modelo vai de 0 a 100 km/h em quase nove segundos. Nada mal para um SUV.

 

Espaço é amplo, com porta malas de capacidade de 460 litros(foto: Audi / Divulgação)
Espaço é amplo, com porta malas de capacidade de 460 litros (foto: Audi / Divulgação)
 

 

A montadora ainda pretende lançar novas versões dos seus modelos ao longo de 2017. O A5, Q5, TTRS e RS5 virão em breve para o mercado com atualizações que valem a pena ser conferidas. Vamos aguardar.

 

Bancos em couro e faróis de neblina na traseira estão inclusos desde a versão de entrada(foto: Audi / Divulgação)
Bancos em couro e faróis de neblina na traseira estão inclusos desde a versão de entrada (foto: Audi / Divulgação)
 

 

FICHA TECNICA A3 SEDÃ

 

Preço versão Ambition: R$ 157 mil

Motor: 2.0 Turbo FSI
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.984 cm³
Potência máxima: 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm
Torque máximo: 350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic, 6 velocidades
Peso: 1.320 kg
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre eixos: 2.637 mm
Porta-malas: 425 l
Tanque de combustível: 50 l
Rodas: 17” 7,5J
Pneus: 225/45 R17
Desempenho
Aceleração: 0-100 km/h: 6,9 s
Velocidade máxima: 250 km/h

FICHA TECNICA Q3

Dados técnicos

Motor: 1.4 TFSI flex
Cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.395 cm³
Potência: 150 cv entre 5.000 e 6.000 rpm (E e G)
Torque: 250 Nm entre 1.500 e 4.000 rpm (E e G)
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic, seis velocidades
Comprimento: 4.388 mm
Largura: 1.831 mm
Altura: 1.590 mm
Distância entre eixos: 2.603 mm
Peso: 1.405 kg
Capacidade do porta-malas: 460 l
Tanque de combustível: 64 l
Aceleração 0-100 km/h: 8,9 s (E e G)
Velocidade máxima: 204 km/h (E e G)

Preços sugeridos
Audi Q3 Attraction 1.4 TFSI flex S tronic – R$ 143.190
Audi Q3 Ambiente 1.4 TFSI flex S tronic – R$ 154.190
Audi Q3 Ambition 1.4 TFSI flex S tronic – R$ 170.190

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação