Estado de Minas GREVE

Rodar sem a placa do carro pode dar multa

Motorista terá prejuízo de quase R$ 300 e ainda mais sete pontos na CNH


postado em 23/03/2017 09:30 / atualizado em 05/06/2018 10:30

Cena
Cena "comum" nas ruas da Região Metropolitana do Recife. Proprietário do veículo deve ter cansado de esperar a placa (foto: Flavia Galvao/Cortesia)
Com mais de um mês  de greve, deflagrada no dia 13 de fevereiro, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco vem atrasando centenas de atendimentos e serviços, como o emplacamento e a transferência de propriedade dos veículos. O gerente de uma concessionária Jeep, Juvenal Cravo, avalia que, por conta desse período, “o prejuízo já é incalculável” para o mercado automotivo pernambucano. Para os condutores que estão de carro novo as coisas também estão complicadas: muitos acreditam que é possível circular por vias sem placa, mas a verdade é que a licença de 15 dias existe para aqueles que acabaram de adquirir o seu veículo e vão resolver apenas as questões burocráticas no órgão de trânsito do seu município.
Segundo o artigo primeiro da resolução de Nº 269 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), só é permitido a saída do veículo sem placa do pátio da fábrica e da concessionária para o Detran, durante 15 dias após a compra. Além de respeitar atentamente o prazo, também é necessário que o proprietário, enquanto dirige o carro recém-comprado, esteja portando a nota fiscal. Caso passe do tempo determinado, o condutor estará passível de multa (R$ 293,47 pela infração gravíssima), receber sete pontos na CNH e ter seu veículo retido, conforme o artigo 230, inciso VI, do Código de Trânsito Brasileiro.
A economia local também sofre com a greve. Juvenal explica que os usuários que compraram carros em fevereiro já pagaram a primeira parcela do financiamento e que alguns nem sequer tiraram o automóvel da concessionária. “Vários clientes já vieram conversar para desistir da compra, inclusive. Outros, adiaram e não sabemos se vão voltar para a loja. Mas a culpa não é nossa”, comenta.
Circular a noite com carro desse jeito é ainda pior. Portanto não cometa essa infração(foto: Cortesia)
Circular a noite com carro desse jeito é ainda pior. Portanto não cometa essa infração (foto: Cortesia)
De acordo com o diretor geral do Detran PE, Sebastião Marinho, é possível dar entrada no emplacamento do seu carro nesse período mesmo com o quadro de funcionários reduzido. “Estamos fazendo de forma parcial. Há concessionárias que possuem despachantes treinados e cadastrados no órgão para realizarem o procedimento até mesmo online”, explica. No caso dos seminovos, as vistorias podem ser agendadas através do aplicativo Detran Mais Fácil e realizadas em empresas credenciadas distribuídas em cinco pontos do estado: Recife (Avenida Recife, Nº 2905, Ipsep ou Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, Nº 1157, Boa Viagem, Caruaru (INTERSEG – Avenida Agamenon Magalhães Nº 1.481, Maurício de Nassau), Petrolina, (PETROSERV – Rua Vinte, Nº 10, Loteamento Recife) e Vitória de Santo Antão (Avenida Henrique de Holanda, Nº 2007, São Vicente). Para mais informações, acesse: www.detran.pe.gov.br.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação