Estado de Minas DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Carro limpo, mente consciente

Lavar o carro é tanto atitude de conscientização sobre o uso da água e também economia para o bolso dos motoristas


postado em 23/03/2017 09:00

Roberto Bento, 51, reutiliza água da máquina de lavar para limpar os pneus do carro(foto: Gabriela Bento/Esp. DP)
Roberto Bento, 51, reutiliza água da máquina de lavar para limpar os pneus do carro (foto: Gabriela Bento/Esp. DP)
O hábito de passar horas lavando o carro usando uma mangueira está ficando para trás.Estud a lavagem com a mangueira chega a gastar 500 litros de água. Já com a utilização do balde, esse número cai para 20 litros. Com o pensamento de economizar, as pessoas estão apostando em outras formas de manter o carro limpo sem pesar bolso e nem prejudicar o meio ambiente. Ontem, o Dia Mundial da Água, 22 de Março, foi “ecologicamente” comemorado por alguns motoristas que entendem a importância desse recurso.
A reutilização da água é um estilo de vida para o eletrotécnico Roberto Bento, 51 anos. “Tenho o costume de aproveitar as coisas que normalmente são jogadas no lixo como potes de margarina e garrafas pet. “Quando se trata da água, utilizo a água da máquina de lavar roupas e agora estou armazenando água da chuva que serve para lavar o carro, regar as plantas e lavar a calçada. Com isso, tenho economia de 20%”. A prática do não-desperdício está presente desde o ambiente de trabalho até o familiar. “É importante mostrar para as pessoas que existem formas de economizar em qualquer espaço. Por exemplo, minha filha Suzane, 28, sempre lava o carro dela reutilizando água porque me viu fazendo isso”, conclui.
O recém-motorista do Uber, Kayque Almeida, lava o carro todos os dias com a água do ar-condicionado(foto: Kayque Almeida/Divulgação)
O recém-motorista do Uber, Kayque Almeida, lava o carro todos os dias com a água do ar-condicionado (foto: Kayque Almeida/Divulgação)
Há dois meses Kayque Almeida, 23 anos, mudou totalmente a forma de lavar o carro. O recém-motorista do Uber tem o costume de lavar o veículo todos os dias e encontrou uma forma de gastar menos água. “Percebi que a água que saía do ar-condicionado era a quantidade que eu precisava para lavar o carro, então comecei a deixar o balde armazenando água durante a noite”, conta.  A diferença aconteceu nos primeiros dias. “Vi que eu gastava muito mais gastando água da torneira. Reutilizar precisa ser um hábito de todos, não só na lavagem do carro”, afirma Kayque.
As empresas especializadas em lavagem de carro também apostaram em outras alternativas para economizar água. Desde os anos 90 que a lavagem a seco surgiu no Brasil, utilizando-se apenas produtos neutros e logo após chegou a lavagem ecológica, usando metade da água que os lava-jatos usam. A “Top Whash” é uma das empresas do ramo e está no mercado desde 2004 e é um exemplo de lava-jato que faz serviços sustentáveis. “Começamos em São Paulo e trouxemos para Recife o conceito ecológico de lavagem tanto com trabalho manual de lavagem a seco, quanto com equipamentos que utilizam apenas 4,5 litros de água. Isso coopera para o meio ambiente e economiza bastante água”, conclui.

LAVE SEU CARRO DA FORMA CORRETA
- Estacione o carro em um ambiente sombreado para que o veículo não esquente e não perca água por evaporação ou estacione em um local gramado, assim a água poderá escoar na grama
- Use balde ou borrifador de água
- Use detergente biodegradável ou cera líquida
- Passe o pano úmido primeiro nas sujeiras maiores para melhorar a limpeza
- Faça a lavagem de cima para baixo, assim a água atinge as partes mais baixas do carro

 

SERVIÇO
Top Whash
Estrada das Ubaias, 758 – Casa Forte
3059-3514

Lava-Jato Ecológico Fafire
Av. Conde da Boa Vista, 921
081 909979-3270

DRYJET Franchising - Franquia de Lavagem Ecológica de Veículos
Rua Barão de São Borja, 62 - Boa Vista
3326-1758
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação