Estado de Minas COLUNA

Veja os destaques de Jorge Moraes de 05/03

Colunista alerta sobre a procura por alternativas para se sentir seguro a bordo do veículo


postado em 03/03/2017 16:56 / atualizado em 03/03/2017 17:43

No escurinho só se for no cinema

O medo faz com que as pessoas procurem de todo jeito se proteger a bordo dos veículos. Uns desembolsam aproximadamente R$ 50 mil para a blindagem de um veículo de passeio, de porte médio do tipo nivel 3A (valor diferente para os grandes utilitários) e outros transformam os automóveis em verdadeiros blackouts urbanos, deixando às escuras quem está do lado de fora e comprometendo a visão de quem dirige. Me recuso, nos dias de hoje,  entrar em um táxi ou Uber com os vidros 100% escurecidos. Minha dica é: faça isso também. Especialistas em segurança alertam para o efeito chicote (contrário) das películas escuras, aquelas com 5% de transparência (inclusive colocadas no para-brisa da frente que devem permitir apenas 75% de luminosidade). Quem está lá dentro e qual é a garantia que você vai ficar à vontade com a visão do motorista comprometida nos períodos noturnos, por exemplo? Sem contar nos dias de chuva, onde a visibilidade já se torna baixa sem precisar. A regra também diz que nos vidros laterais o permitido é 70% e no traseiro 28% de luminosidade, ou seja, transparência na certa para as janelas. No Brasil, apenas 10% dos condutores, onde 1 a cada 10 veículos emplacados levam o filme e respeitam a lei. O uso do tipo de película que ultrapassa esse limite é considerado infração grave (5 pontos na carteira), com multa de R$ 195,23, reajustada em novembro do ano passado. O pior é que o veículo deve ficar retido até a regularização. Portanto, se você é um infrator, como a maioria, ande com um estilete no porta-objetos.

 

Sportback traz o 2.5 turbo de 400 cv de potência e torque de 49 kgfm(foto: Audi / Divulgação)
Sportback traz o 2.5 turbo de 400 cv de potência e torque de 49 kgfm (foto: Audi / Divulgação)
 

 

Em Genebra

Audi RS3 Sportback: O Sportback traz o 2.5 turbo de 400 cv de potência e torque de 49 kgfm. A máquina é capaz de ir até os 100 km/h em apenas 4,1 segundos e traz bancos em couro e suspensão com controle eletrônico de amortecimento.

Nova temporada
O Auto Motor vem com tudo em 2017 com plástica renovada e outras coisitas mais que vou contar a partir do próximo dia 13. Aguardem porque vamos acelerar juntos e em uma cobertura ampliada.

Creta no top 20
Com a divulgação dos mais vendidos em fevereiro, a principal novidade ficou por conta do Creta que já ocupa a 18ª posição. Em primeiro segue o Onix, seguido pelo HB20.

 

Captur na Europa

O Captur europeu sofreu modificações e agora fica mais parecido com o brasileiro. Confirmado no Salão de Genebra, a partir de terça-feira, o modelo estreia facelift concetrado principalmente na dianteira.

Novo presidente da Jaguar
Ex-presidente da Peugeot no Brasil, Frédéric Drouin é agora o CEO da Jaguar Land Rover na América Latina, incluindo Brasil. O franco-suíço assume o lugar de Frank Wittemann.

 

Compass Europeu terá duas opções de motor: o 2.4 Tigershark de 184 cv e o 2.0 turbodiesel de 170 cv(foto: Nando Chiappetta / DP)
Compass Europeu terá duas opções de motor: o 2.4 Tigershark de 184 cv e o 2.0 turbodiesel de 170 cv (foto: Nando Chiappetta / DP)
 

 

Jeep Compass
Ainda não foram divulgados muitos detalhes sobre preços e versões, mas adiantamos que o Compass Europeu terá duas opções de motor: o 2.4 Tigershark de 184 cv e o 2.0  turbodiesel de 170 cv, com câmbio automático de 6 ou 9 ou manual de 6 marchas.

Mais biodiesel
O percentual obrigatório de biodiesel no óleo diesel comum foi aumentado de 7% para 8% pelo governo federal. A mudança é válida desde o último dia primeiro e diminui as importações de biodiesel no país.Já pensou?

BMW Série 4
O Salão de Genebra também receberá o Série 4. O modelo ganhou led nos faróis e lanternas traseiras, novas cores, tanto para a lataria quanto no interior. A máquina ainda conta com rodas de 18 e 19 polegadas.

Civic Type-R
O Honda Civic Type-R 2018 irá apresentar novo motor 2.0 VTEC Turbo, com 310 cv de potência e 40,7 kgfm de torque e câmbio manual de seis velocidades. O carro será exportado para todo o mundo a partir da fábrica em Swindon.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação