Estado de Minas DIREÇÃO

Fique de olho nos pneus da moto

Estar atento à calibragem e ao tempo de vida útil da rodagem da motocicleta são passos essenciais para ter segurança


postado em 02/03/2017 09:40

Os pneus da motocicleta são os principais suportes para o veículo. A maioria já sabe desse fato, mas poucas pessoas entendem o processo do uso correto dos pneus. O cuidado com a compra, a troca e a manutenção diária desse equipamento proporciona a segurança do piloto e do passageiro.


Bernardo Medeiros:
Bernardo Medeiros: "ter cuidado com a vida útil do pneu" (foto: Honda/Divulgação)
O instutor de pilotagem, Bernardo Medeiros, fala do passo a passo para usar corretamente desde o momento da compra, até o uso rotineiro dos pneus. “Independente da marca, do tamanho ou do modelo, todo pneu novo vem com uma camada de cera que serve de proteção em estoque, então o piloto tem que ter cuidado nos primeiros 100 km, pois essa cera pode causar o travamento das rodas em curvas mais acentuadas ou em freadas bruscas”, destaca.

 

A calibragem dos pneus é, também, um fator essencial para torná-los mais duradouros. “Não existe uma calibragem padrão, a atenção para quem pilota é apenas a medida. Por exemplo, se for uma CG 160 cilindradas a calibragem seria de 25 na dianteira e 29 na traseira”, conta Bernardo. O piloto deve estar atento ao adesivo que vem na capa de corrente. “90% das pessoas fazem calibragem errada por desinformação e por não se preocuparem em ler o manual”, comenta.

 

Rodagem nova também merece atenção nos primeiros 100 quilômetros. Israel Lima calibra os pneus toda semana para evitar o efeito surpresa dos buracos(foto: Thais Lima/Divulgação)
Rodagem nova também merece atenção nos primeiros 100 quilômetros. Israel Lima calibra os pneus toda semana para evitar o efeito surpresa dos buracos (foto: Thais Lima/Divulgação)
Por fim e não menos importante, a sigla  TWI (Tread  Wear Indication) localizada na lateral do pneu deve ser sempre verificada, pois ela indica o desgaste à medida em que ele é usado. Quem tem o costume de viajar deve estar mais atento, pois o uso em estradas consome mais os pneus. O empresário Israel Lima pilota moto desde seus 18 anos e nunca teve problema com os pneus. Hoje, dono de uma Yamaha Fazer 250  e com 49 anos, já se acostumou a calibrar os pneus semanalmente. “Sempre dou uma olhada e não deixo a rodagem ficar lisa porque sei que é uma questão de segurança”, conta. Mesmo com vontade de acelerar na estrada, Israel trocou o pneu há um mês e tenta manter atenção nas curvas. “Gosto muito de andar rápido, mas como tem a camada de cera não posso ir muito além”, comenta.

 

O vendedor da Honda, Tiago Alves, dono de uma Fan 150 2013, tem uma técnica que não aconselhamos para não desgastar os pneus. “Deixo sempre o freio um pouco baixo para quando for preciso frear de vez e ajustar a aderência.”, conta. A atenção com a calibragem também é constante e a troca é seletiva. “Calibro os pneus a cada 15 dias”, comenta.

 

Dicas

- Leia o manual do pneu sempre que for comprar
- Tenha cuidado na aceleração com os pneus novos nos primeiros 100 km
- Faça a calibragem semanalmente
- Verifique o TWI sempre quando fizer a calibragem
- Não ande com pneus carecas, principalmente em períodos chuvosos

 

 

 

 

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