Estado de Minas QUINTA GERAÇÃO

Discovery por excelência

SUV chega em julho completamente renovado com motor V6 turbodiesel de 340 cavalos. Preço poderá partir de R$ 350 mil


postado em 21/02/2017 15:09 / atualizado em 22/02/2017 18:28

Enviado especial

 

Utah - Sinceramente impossível esquecer da expedição que foi uma das maiores surpresas do segmento dos últimos 12 meses. Recebi o convite para dirigir nos EUA, com mais 20 brasileiros, o novo Discovery 5ª geração. Um SUV que inspira personalidade e não combina com modismo colocando de novo os ingleses no topo do segmento premium.

O 4x4 de luxo é para quem curte a proposta ousadas, fora da onda “do porque o meu amigo tem, eu vou ter”. Sem precisar de mais nenhum item, a máquina manda as ordens em tecnologia. Resumo que vou contar a partir de agora. O Discovery e suas versões vai conquistar quem sentar a bordo. Antes de apertar o botão de start é possível curtir o computador de bordo e a central multimídia de 10 polegadas, além disso o porta-malas pode ser aberto na chave, no botão ou com uma leve passagem do pé embaixo do para-choque. Através do celular, botão na central ou no painel os bancos traseiros podem ser deitados e o carro vira um "quarto de casal", mas nada de chamá-lo de furgão. Então, vamos apelar para o lado romântico.

 

Aposta é para quem curte uma proposta ousada(foto: Land Rover / Divulgação)
Aposta é para quem curte uma proposta ousada (foto: Land Rover / Divulgação)
 

 
Existe também a opção da pulseira tipo smart fit (como no Jaguar F-Pace). Já na base do compartimento, uma bandeja comporta até 300 Kg de apoio. Com design novo, a 5ª geração do Discovery, inspirado nas Range Rover, recebeu uma mistura essencial: a proposta inglesa de direção associada aos recursos de tecnologia desenvolvidos pelos engenheiros indianos do grupo JLR. O carro dos sonhos de muita gente leva sete adultos com folga e na frente o conforto é absoluto.

O Discovery conta com ajuste na direção multifuncional, ACC, que monitora a aproximação com o carro da frente, na ativação do controlador de cruzeiro, além de estar presente no modelo uma poltrona tipo classe executiva. Ah! O biton (duas tonalidades) está no painel, na cabine e do lado de fora cobrindo o teto. Mas uma única opção de cor para o interior também existe. Dirigi o utilitário na estrada, na terra e na lama ao longo de dois dias intensos de test drive. Foram quatro fronteiras e estados diferentes. De repente o relógio mudava de horário e você percebia que deixava Utah para trás e entrava no Arizona. Sem contar das vezes que mirei Nevada e o Colorado. Isso porque tudo começou a bordo de um avião na Califórnia, em Los Angeles.

E quanto ao motor 3.0 V6 a diesel de 256 cv de potência? Esse mais econômico e eficiente (polui cerca de 19% menos) será a grande aposta da marca. Dirigimos também o 3.0 a gasolina V6 turbo de 340 cv. Muito mais esperto e agradável, mas o preço e a qualidade do nosso combustível não ajudam.  Querem saber? Completei o tanque com apenas U$ 45 (R$ 140). O Discovery acelera muito e responde bem em qualquer terreno com o câmbio de oito marchas. O bom  na direção é usar as borboletas atrás do volante.

 

85% da carroceira em alumínio o que garante mais leveza(foto: Land Rover / Divulgação)
85% da carroceira em alumínio o que garante mais leveza (foto: Land Rover / Divulgação)
 

 

Diferente de muitos SUVs por aí, o carro de quase cinco metros (4,97 m) é 14 cm maior que a geração quatro, mas ganha em leveza com 85% da carroceira em alumínio. No asfalto de rodagem 22 é estável. Graças a suspensão a ar controlada eletrônicamente. O carro também seduz pela estabilidade. As alavancas seletoras (da marcha e do controle) são um charme e ficam no console central. O motorista tem praticamente tudo na mão.

A Land Rover também acertou na questão da garantia e o plano será ampliado para até cinco anos. Quanto aos trajetos da expedição vou contar em uma outra edição especial do DPAuto.

 

Computador de bordo e central multimídia de 10 polegadas(foto: Land Rover / Divulgação)
Computador de bordo e central multimídia de 10 polegadas (foto: Land Rover / Divulgação)
 

 

O Land é sexy e robusto

Controlar os assentos de trás, pelo aplicativo do telefone e deitá-los em apenas 14 segundos e descobrir que as duas fileiras de trás podem ter 21 opções de configuração foi fácil. O Discovery vai além e mostra a troca de posição visual do estilo quadrado para as linhas arredondadas. As lanternas de molduras pretas cortam as laterais, faróis afilados, luz diurna que remete à identidade nascida no Evoque e uma placa exótica ficando mais para o lado esquerdo da tampa traseira.

No SUV, a capacidade de carga é de 258 litros com os bancos na posição de sentar a 2.500 litros com a segunda e a terceira filas rebatidas. Para o entretenimento, o sexy e robusto Land Rover oferece nove entradas USB na cabine. Todo mundo carrega. O som Meridien é de 14 alto-falantes, subwoofer, 825 W de potência e a possibilidade de armazenar músicas em seu disco rígido com 10 GB.

[ Ficha técnica

Motor: 3.0 V6 turbodiesel
Potência: 258 cv
Torque: 60 mkgf
Câmbio: automático de oito marchas
Comprimento: 4,97 metros
Entre-eixos: 2,92 metros
Altura e peso: 1,84 m de altura e 2,100 kg
Porta-malas: 258 a 2500 litros
Aceleração: 0 a 10km/h: 7,7 segundos

 

Confira as fotos da nova Discovery:

 

Ver galeria . 27 Fotos Land Rover / Divulgação
(foto: Land Rover / Divulgação )
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação