Estado de Minas TECNOLOGIA AUTOMOTIVA

Alemanha aprova lei de circulação de veículos autônomos

Nova norma tem o objetivo de mostrar que o país tem o trânsito mais avançado do mundo


postado em 27/01/2017 16:30 / atualizado em 27/01/2017 18:13

(foto: Tesla Model X / Jorge Moraes)
(foto: Tesla Model X / Jorge Moraes)

 

Na busca de ter a legislação mais avançada do mundo, a Alemanha decidiu aprovar um projeto de lei que autoriza o uso e circulação livre de carros autônomos. Para quem achava que seria difícil encontrar o novo segmento automotivo rodando pelas ruas, pela Europa logo, logo a rodagem será algo comum. Segundo informações da agência EFE, o objetivo da lei é focar nos carros mais automatizados e valorizar ainda mais a tecnologia.


Mesmo aplicada para os veículos em que o motorista não precisa está de olho no volante todo o tempo, o órgão de trânsito alemão não vai poupar a responsabilidade do “condutor”. O sistema instalado no veículo deve avisar a hora necessária para o mesmo voltar ao controle. Uma caixa-preta deve ser inserida para informar, em casos de colisão, dados da viagem e se a falha foi técnica ou humana.


A nova norma no código de trânsito foi apresentada como “lei de tráfego mais moderna do mundo” e, visivelmente orgulhoso, o ministro dos transportes, Dobrindt, em coletiva, afirmou que o desenvolvimento dos autônomos é a segunda mais importante criação do homem, ficando atrás apenas da invenção do automóvel. Ele ainda destacou as melhorias que a inserção da tecnologia pode trazer no trânsito, como a possibilidade do condutor em tirar as mãos do volante e responder e-mails, por exemplo.  

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação