Estado de Minas OFICINA

Amaciar para prolongar o motor

Técnica é velha conhecida dos motoristas por garantir maior tempo de vida útil do propulsor


postado em 05/01/2017 11:43

O cuidado com os primeiros quilômetros do carro merece atenção para prolongar a vida útil do veículo(foto: Amanda Oliveira/Esp. DP)
O cuidado com os primeiros quilômetros do carro merece atenção para prolongar a vida útil do veículo (foto: Amanda Oliveira/Esp. DP)
 

 

A tecnologia automotiva se inova a cada dia. Contudo, algumas atitudes antigas se fazem atuais. Exemplo é o amaciamento do motor dos veículos. Recomendado pela maior parte das montadoras, o cuidado com os primeiros quilômetros do carro merece atenção para prolongar a vida útil  e também economizar os gastos com manutenções. Confira algumas orientações simples para o condutor seguir assim que retirar o carro da concessionária.

 

Especialista Carlos Maranhão recomenda leitura do manual(foto: Amanda Oliveira/Esp. DP)
Especialista Carlos Maranhão recomenda leitura do manual (foto: Amanda Oliveira/Esp. DP)
 

 

Para o gerente da oficina da Sael, Carlos Maranhão, ler o manual é a primeira das atitudes indicadas para um bom funcionamento do veículo. “Os motoristas não sabem como os seus carros funcionam e do que precisam, acho necessário estar por dentro das recomendações das montadoras para evitar problemas futuros”, afirma. Evitar altas rotações, não exceder da velocidade final, deixar o motor esquentar por cerca de quatro minutos antes de sair com o veículo, ter confiança de que o combustível injetado tem uma boa qualidade e evitar o reboque. Essas dicas são consideradas essenciais para um uso ideal do carro de todas as montadoras. “O amaciamento serve para a preservação da máquina. Se a pessoa deseja passar um certo tempo com o veículo, precisa saber o que fazer”, completa.

Os cuidados também servem para o ajuste das peças móveis do motor. Os pistões e anéis de segmento podem vir com problemas de fábrica e o atrito feito nos primeiros quilômetros rodados serve para gerar partículas que ajustam essas peças. As montadoras especificam no manual do proprietário uma quilometragem inicial em que o motorista deve ter mais cuidado, geralmente entre mil e três mil quilômetros rodados.

Outra recomendação dada pelo especialista é a primeira troca de óleo ser com menos tempo do que as demais, para isso é necessário ler o manual. As mudanças de marchas também devem ser suaves. Paralelamente existe a recomendação para não exagerar nas rotações, não passar das 4.000 ou 5.000 rpm. Por fim, certificar-se de que está abastecendo o veículo com o combustível indicado é tarefa primordial para evitar grandes problemas.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação