Opiniao

Confira os destaques de Jorge Moraes de 01/01/2017

Colunista fala sobre as perspectivas para o inicio do ano

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/12/2016 10:00


O segmento automotivo entra janeiro com poucas perspectivas de crescimento. Passei o ano de 2016 escrevendo sobre as tentativas de virada do setor, sendo até um pouco mais otimista em relação ao momento econômico que registrou uma desconfiança sem igual por parte do consumidor. Como virar o jogo? Ninguém sabe ainda. Estamos longe de sair dessa, pelo menos por enquanto, mas a esperança por um país melhor, essa sim continua acesa, firme e forte. Vamos sair dessa e no segmento automotivo recomeçar a partir dos números semelhantes àqueles de 2006. Estamos aguardando o fechamento na próxima terça-feira para alinhar os dados com precisão. O Brasil encolheu dez anos ao mesmo tempo que recebeu nos últimos quatro investimentos em novas fábricas e produtos nacionalizando inclusive alguns importados. Por isso, coloque fé no amanhã. A linha de frente dos fabricantes está completamente focada no desenrolar das possibilidades sobre os caminhos que levarão ao crescimento. Sabemos, desde já, que sem o crédito bancário nada disso será fácil de conseguir. No balcão, os concessionários e lojistas apertam os bancos e, por outro lado, as instituições financeiras apelam por garantias. Creio que só um novo tempo para recuperar isso de novo.

Férias
Janeiro me recebe para carregar as pilhas do motor elétrico que tenho comigo. Taciana Góes pilota a equipe do DP Auto quando vamos trazer mais novidades para o setor automotivo. Em fevereiro a gente se encontra. Tudo de bom, leitores, e um feliz 2017 para todos nós. Na CBN e no Auto Motor começo o break depois do press day do Salão de Detroit.

Auto Motor
No primeiro programa de 2017, um balanço das nossas matérias pelo Brasil e pelo mundo. Um Auto Motor super especial para você contemplar na manhã deste domingo, na TV/Clube Record, às 8h30.

Automático
Cresce a procura pela transmissão automática em carros compactos. Toyota Etios, Hyundai HB20, Chevrolet Prisma e Onix estão entre os mais procurados. Aí vai o recado: quem ficar de fora até o final de 2018 vai catar coquinho.

Motos
A Honda PCX terminou 2016 como o xodó da montadora. Na região, Erasmo Neto, da Pernambuco Motos e Alagoas Motos, maior grupo duas rodas do Nordeste com dez lojas, reforça o crescimento do scooter para 2017 na região.

Compass

Começa o ano como o SUV médio mais desejado do mercado. Na praça de grande porte que tem o maior número de revendedoras Jeep por área, a disputa entre os grupos fortalece o poder de compra do consumidor. Italiana, Fiori, Sael e Via Sul são as empresas.

Os seminovos
Vão continuar em alta no setor. Principalmente o mercado premium com direito a um lugar mais exclusivo na garagem do cliente de classe média alta. Setor está aquecido entre os SUVs e sedãs, declara Gustavo Araújo, da Auto Parvi.

Autônomo nos EUA
Depois de ter sido barrado na Califórnia, Uber irá colocar seus veículos autônomos no Arizona. São 16 carros adaptados para circular no estado depois que o governador, Doug Ducey, afirmar que queria a tecnologia circulando por lá.

Energia limpa
Na França, os motoristas podem contribuir para a utilização de energia. Isso porque no país agora existe a primeira estrada solar do mundo. Pavimentada com painéis solares, ela é capaz de fornecer energia para a iluminação pública de uma pequena cidade na região da Normandia
Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
22 de novembro de 2017
21 de novembro de 2017