Design

Descubra a cor de veículo que mais se adequa ao seu gosto

Cartela de coloração, além de representar a personalidade do comprador, pode reduzir gastos de manutenção e facilitar repasse do modelo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/12/2016 08:00 / atualizado em 03/01/2017 16:07 Victor Lacerda


Ataide Almeida Junior / CB / D.A Pre
 
 
São elas as responsáveis por informar, organizar, nos atrair e até chamar a atenção. Estudos no campo psicológico confirmam que as cores geram impactos visuais que vão além na nossa mente. Se pararmos para analisar, a cartela de coloração é responsável por determinar, por exemplo, a escolha de uma roupa e pode definir a nossa personalidade. O mesmo acontece na hora de investir em um carro. As opções de cores nutrem também os sentimentos dos seus donos. Verde para os aventureiros, laranja para os mais jovens, preto para os amantes do clássico e branco para os que prezam por limpeza.
 
Mas já parou para pensar que a escolha da cor do veículo pode ajudar ou dificultar a venda futuramente? Segundo o empresário João André, proprietário da Carros, lojas de seminovos e usados, cores exuberantes como o vermelho e o verde, por exemplo, podem atrapalhar as negociações. “Faço o repasse de muitos veículos e, para fechar o ano, quase adquiri um Corolla. Mas, mesmo sendo o sedã mais vendido no mundo, fiquei com receio do modelo passar meses para ser vendido. O motivo? É vermelho”. 
 
Esta avaliação de cores pode ajudar a saber qual modelo tem o gasto maior com pintura, em caso de arranhões, por exemplo. Para ficar informado sobre essa especificação automotiva, confira um ranking com as vantagens e desvantagens de cada modelo:

1º Prata:
 
Hyundai / Divulgação
 
 
O carro prata aparece no topo da lista por ser associado ao novo. De tom metalizado, este veículo atrai os olhares por ser sinônimo de progresso e tecnologia. A sintonia futurista acaba concretizando a ideia de que quem o compra está um passo a frente dos demais consumidores.

Vantagem: Por ser um tom que reflete mais a luz, o prata termina escondendo pequenas batidas e arranhões. A procura pela cor é grande e isso pode gerar um aumento no lucro ao revender o veículo.

Desvantagem: Para o mercado, o tom metálico ainda faz parte de um segmento especial ao ser produzido. A escolha deste pigmento interfere diretamente no preço, que torna o preço do carro mais salgado.

2º Preto:
Sinônimo de elegância, o preto é quase sempre associado a sofisticação. Assim como na moda, a cor é fácil de combinar e atrai um público variado no segmento automotivo.

Vantagem: Por se tratar de uma cor coringa, o preto acaba sendo uma das melhores opções de compra e venda do mercado.

Desvantagem: Os riscos ficam mais aparentes e os veículos pretos lideram a listas de acidentes noturnos, por falta de visibilidade. Além disso, absorvem mais calor por não refletir a incidência dos raios sobre o carro.

3º Branco:
 
Chery / Divulgação
 
 
Ideal para os viciados em limpeza, o automóvel branco muitas vezes é associado à tranquilidade. Há quem diz que os brancos geram a sensação de que seu espaço interno é ainda maior do que os demais.

Vantagem: Mesmo sendo uma cor comum, tem boa visibilidade, diminuindo os riscos de acidente. Geralmente é vendido em preços mais reduzidos do que o preto e o prata.
 
Desvantagem: Por ser claro, tudo que estiver em contato com sua superfície vai contrastar. Batidas, arranhões e lama são agentes que tornam-se ainda mais aparentes. Prepare-se para gastar mais com limpezas.

4º Vermelho:
Cor quente tende a chamar atenção. Com força no segmento dos esportivos, o vermelho remete a adrenalina e velocidade. Ideal para os aventureiros, este tom é benquisto pelo público jovem.

Vantagem: Com fácil identificação em estacionamentos, por exemplo, é uma boa escolha para quem quer um veículo mais barato por conta da cor.

Desvantagem: Por se tratar de uma cor mais específica e que chama a atenção, a demora para passar o veículo para frente tende a aumentar.

5º Azul:
Sucesso dos anos 1980, a tonalidade é mais procurada por aqueles que possuem mais timidez e tranquilidade no dia a dia. Numa tonalidade mais escura, pode imprimir mais sofisticação e esportividade 
ao visual.

Vantagem: Sinônimo de autenticidade, pode ser comprado por aqueles que gostam de serem exclusivos.
 
Desvantagem: Assim como a cor vermelha, nem sempre é procurado pelos compradores de seminovos. O custo de venda cai pelo tom e pelos danos visíveis que a cor ajuda a aparentar.

6º Verde:
 
Barry Hathaway / Divulgação
 
 
De uns anos para cá o verde vem ganhando reconhecimento das montadoras, que sempre o inserem no setor adventure, que abrange as atividades ligadas à natureza.

Vantagem: A aceitação do tom vem aumentando, o que proporciona mais estabilidade do preço na compra e repasse do modelo. Em 2017, a cor escolhida pela Pantone - empresa de pesquisa de tendência de cores para o mercado de design - é a Greenery, espécie de verde musgo, quem sabe as montadoras aderem a moda.

Desvantagem: Dependendo da tonalidade, pode facilitar o aparecimento de sujeiras e riscos. Comparado aos modelos populares, como preto e prata, ainda é difícil de ser revendido.   
 

Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
23 de março de 2017