Estado de Minas OPINIÃO

Coluna de Jorge Moraes de 25/12/2016

Coluna fala sobre os desafios das montadoras e carros importados


postado em 26/12/2016 12:07 / atualizado em 26/12/2016 15:36

O autônomo e a V2V

O Volt foi escolhido pela General Motors como projeto piloto da tecnologia autônoma, junto com a elétrica. A montadora aumentou a produção do veículo que já circulará com modelos de teste em Detroit, a partir de janeiro. Outros países receberão o carro em meados de 2017. Mas quem vai dar a partida? O desafio para todas as montadoras é colocar o primeiro   autônomo em linha de produção. BMW e Ford prometem para até 2021 enquanto as temáticas também giram em torno dos automóveis conectados no progama V2V. Nos Estados Unidos, o departamento de transportes aposta que a comunicação entre veículos poderia tornar a direção mais segura. Vamos esperar pela lei que padronizará a tecnologia que permitirá aos automóveis trocar informações entre si enviando informações a até 300 metros de distância. Uma evolução que deverá ser discutida porque estaria também a favor dos carros autônomos guiando com mais clareza o futuro da condução desse segmento.

Auto Motor
No último programa do ano vamos falar de Natal, lançamentos, dicas para quem vai viajar e por isso mesmo, se for acordar mais cedo um pouco, liga a TV Clube Record, às 8h30, para ficar com a gente.

Caape
Já planeja o grande encontro de 2020 quando o Nordeste dos carros antigos estará voltado para Pernambuco. O presidente Fernando Miranda, o vice Paulo Bompastor e o secretário geral, José Anchieta, conectados com o futuro do antigomobilismo regional.

Lexus Recife
O vice-presidente do grupo Parvi, Breno Schwambach, já sinalizou para o diretor de operações da divisão Toyota do grupo, Marcelo Ferreira, a autorização para obra e inauguração, ainda no primeiro semestre de 2016, da boutique Lexus.

New Sedan
Quem está por aqui, na New Sedan Mercedes-Benz, é Franklin Medeiros. Executivo atua como um dos braços de Luiz Teixeira, presidente do grupo NewLand. Medeiros também trabalhou na Ford Caoa. Faz tempo viu!

Mercedes-Benz e 2017
A montadora promete vários lançamentos para o próximo ano. A príncípio serão cerca de 10 novidades, como duas novas versões do Classe E e reestilizações do Classe S e do GLA. Posteriormente, a Mercedes mostrará os EV Cabrio do ForTwo e do ForFour. Mas a expectativa fica em torno da versão de produção da inédita picape na Argentina.

Venda de tecnologia
Rumores correm no mundo automotivo acerca da venda do sistema híbrido da montadora. Especula-se que o objetivo da Toyota com o negócio é avançar no desenvolvimento da tecnologia e nas vendas de carros elétricos e de baixas emissões ao redor do mundo.

Peugeot fora do Salão
Assessoria da montadora afirmou que não haverá estande da marca no Salão de Frankfurt que acontece no fim do próximo ano. Segundo justificado, a ideia é direcionar gastos com publicidade para áreas específicas, principalmente em plataformas digitais.

 

 

(foto: Jorge Moraes/DP)
(foto: Jorge Moraes/DP)

 

Tem que apertar

O Renegade 2017 mecanicamente é outro carro. A mudança de comportamento, potência e economia é da água para o vinho. Esqueça as versões 2016, "amarradas" e sem graça no 1.8 flex. A história agora é completamente outra com os sete cavalos a mais, start stop e o botão sport. O que falta caprichar um pouco mais é no ruído interno provocado pelos panos de porta e coluna B.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação