Estado de Minas MUDANÇAS

CNH com novo design em 2017

Objetivo do Denatran com a mudança no documento é tentar diminuir os índices de falsificação


postado em 21/12/2016 17:49 / atualizado em 21/12/2016 17:56

O Conselho Nacional de Trânsito determinou em resolução que a partir do próximo dia 2 de janeiro a Carteira Nacional de Habilitação terá novas cores e itens de segurança. Contudo, quem tem carteira dentro da validade não precisará trocá-la pela nova antecipadamente. A mudança acontecerá ao passo que novas CNHs forem solicitadas a partir do dia estipulado.

 

(foto: Detran / Divulgação)
(foto: Detran / Divulgação)
 

 

De acordo com o Denatran, a medida serve como tentativa de diminuir os índices de falsificação do documento. Entre as alterações estão a troca da cor azul pela preta na tarja que fica no topo do documento, a impressão do mapa do estado responsável pela emissão da habilitação, tinta especial de segurança para a impressão do brasão, além de brasões que só serão vistos com o uso de luz negra. Os itens de controle de segurança incluem mais elementos em relevo e em microimpressão.

Um dos destaques da mudança fica a cargo de um novo número de identificação nacional do documento, trata-se do Espelho da CNH. A combinação que mostra o número do Registro da carteira continua. Além disso, o documento ganhará um código numérico de validação composto pelos dados individuais de cada CNH. Esse código vai permitir aos agentes de trânsito validar a habilitação por meio de um aplicativo que deve ser disponibilizado pelo Denatran em breve.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação