Estado de Minas APP DE LOCALIZAÇÃO

Waze ou Maps? Qual o melhor aplicativo?

Escolha depende do usuário e da conexão com a internet. Entenda as vantagens e desvantagens de cada aplicativo para o condutor


postado em 15/12/2016 16:31

Em uma pesquisa rápida com alguns motoristas a respeito de qual aplicativo de GPS é o mais utilizado, a resposta foi praticamente a mesma. O Waze é a melhor opção quando se tem uma internet mais rápida. O Google Maps é mais utilizado quando os dados do pacote estão no fim. Isso acaba refletindo no número de usuários. Enquanto o Waze possui mais de cem milhões de downloads, o Maps acumula mais de um bilhão de aplicativos baixados em todo o mundo. Vale lembrar que por ser o programa padrão da Google, os celulares que possuem o sistema operacional Android já contam com o Maps instalado de fábrica.


Mas quais são as principais diferenças entre os programas e as vantagens que cada um oferece? A principal delas, e que para muitos é um grande diferencial, é a opção de visão da rua. Enquanto o Waze ainda não oferece a função, o Google dispõe do Street View, que mostra imagens reais das ruas captadas por satélites.

 

Waze permite maior interação com outros usuários(foto: Débora Rosa / Esp. DP)
Waze permite maior interação com outros usuários (foto: Débora Rosa / Esp. DP)
 


Também existem outras funções que dividem a preferência dos usuários dos aplicativos, como é o caso da estudante de medicina Mariana Falcão. “Entre os programas, o Waze é mais fácil de utilizar, mas dependendo da internet prefiro o Google Maps”, revela. O aplicativo padrão da Google possui menos opções de interação e por isso consome menos dados de internet, o que acaba atraindo mais os usuários que utilizam bastante o celular. Foi o aconteceu com a comerciante Roberta Lima “No meu antigo aparelho, quando utilizava muito o Waze, os dados da internet acabavam rápido e demorava para atualizar, por isso utilizava mais o Google Maps”, relata.


O motivo de tanto consumo ocorre por conta das funções que ele dispõe. Dentre elas a interação com outros usuários, além de mostrar quais trechos estão engarrafados e o motivo do congestionamento e onde existem blitz da CTTU. Essa comunicação instantânea acaba refletindo no perfil dos usuários do Waze que, por terem uma vida mais ativa, os jovens são os que mais utilizam o aplicativo. Principalmente pela possibilidade de se comunicar com outros usuários e achar o melhor caminho para a balada ou de voltar para casa sem precisar passar por aquele engarrafamento causado por algum protesto sinalizado no mapa do aplicativo.

 

Motorista de Uber Daniel Luiz utiliza mais o Google Maps, que mostra imagens reais das ruas(foto: Débora Eloy // Esp. DP)
Motorista de Uber Daniel Luiz utiliza mais o Google Maps, que mostra imagens reais das ruas (foto: Débora Eloy // Esp. DP)
 

 

Vantagens do Waze

Maior interatividade com os usuários
Facilidade de encontrar pontos de engarrafamento
Sinalização de contratempos no caminho

Vantagens do Maps

Já vem instalado nos aparelhos Android
Consome menos bateria e dados de internet
Possui outras funções como Street View e Google Earth

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação