Estado de Minas CUIDADOS COM O CARRO

Saiba quais são os perigos do uso incorreto de cosméticos

Cuidados básicos podem fazer a diferença na manutenção do seu automóvel e também no futuro, quando for hora de repassá-lo


postado em 12/12/2016 14:49

A compra do carro tão sonhado pode ser um dos momentos mais importante para algumas pessoas, mas se o cuidado com a manutenção não for constante, esse sonho pode se tornar uma grande dor de cabeça. Com ritmo de vida cada vez mais acelerado, muitas mulheres têm adotado o carro como o lugar de se cuidar. Uma maquiagem aqui, um hidratante ali, algumas não têm noção de que o mau uso desses objetos pode danificar o carro e trazer prejuízos. Pior ainda: com o veículo em movimento causar acidentes.

 

Maquiagem pode custar uma revitalização para os proprietários do carro(foto: Amanda Oliveira/Esp. DP)
Maquiagem pode custar uma revitalização para os proprietários do carro (foto: Amanda Oliveira/Esp. DP)
 

 

“É como se o carro fosse o ambiente para terminar de me arrumar completamente, aproveito um congestionamento ou um sinal vermelho para me maquiar, isso me ajuda a otimizar o tempo por conta da correria que vivo”, conta Juliana Paes, 38 anos, turismóloga. Além do perigo de se maquiar nas pausas do trânsito, por tirar a atenção, fazer as atividades nas pressas pode acabar com os produtos sujando o interior do automóvel, sobrando para o bolso do condutor.

Juliana foi passar lápis de olho e, sem perceber, sujou o teto do carro. “No outro dia fui limpar com uma esponja e detergente, esfreguei tanto que o teto ficou arranhado. Vou precisar fazer uma revitalização e isso custa mais de R$ 200”, conta.

Manter o carro limpo não se resume apenas em levar o veículo para o lava-jato. Produtos simples e caseiros podem minimizar problemas que, se não cuidados na hora, podem custar caro mais tarde. Rayana Souza da Capotaria Batista alerta para o uso de cosméticos dentro do carro. “Se a mulher derrubar algum produto nos bancos, e forem de tecidos, tem que remover imediatamente porque esse material absorve água, então dificulta a secagem e pode causar mau cheiro”, conta. Rayana ainda dá dicas práticas para manter o carro visualmente bonito. “Acredito que tem que ser feita uma limpeza semanal, como aspirar o carro, tirando o acúmulo de sujeira e ter cuidado com os carpetes e os bancos, passar um pano molhado com a mistura de água e sabão de côco no interior do carro, tudo para aumentar a vida útil do veículo”, aponta.

Quem costuma ir à praia  precisa ficar atento, além da maresia que causa desgaste na lataria do carro e da areia,  que fica impregnada nos bancos e carpetes, no uso de protetor solar. A designer Myrella Bezerra, 28, viaja uma vez ao mês para a praia e diz que é mais cuidadosa com o carro do que o marido. “Sempre tenho mais atenção com limpeza do que Lucas, meu esposo, porque às vezes quer entrar no carro com roupa molhada e suja de areia”, conta. Myrella tem um “tutorial” de como deixar o carro sempre limpo. “Primeiro pego o lixinho, depois observo se a mala está vazia ou se tem alguma sujeira. Se tiver, já passo um pano molhado com água e sempre levo o carro pra o lava-jato uma vez ao mês”, conclui.

Seja em casa, no trabalho, na praia ou em qualquer lugar, o cuidado com o carro é crucial para mantê-lo limpo. A chance de tornar o veículo duradouro, tendo hábitos simples e rotineiros, é muito maior do que apenas deixar para fazer a limpeza no fim do mês. Se houver o objetivo de repassar o carro, o futuro condutor vai estar ciente de que o veículo foi cuidado com muita atenção.

Anote as dicas:

  • Troque o lixeiro do carro todos os dias;
  • Aspire o carro uma vez por semana;
  • Tenha sempre toalhas para quando estiver molhado (a);
  • Passe água com sabão de coco no interior;
  • Visite o lava-jato ao menos uma vez por mês;

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação