Estado de Minas ACORDO

Veículos a diesel serão extintos até 2025

Medida tomada durante a Cúpula de Prefeitos do C40 será aplicada em cidades como Paris, Cidade do México, Madrid e Atenas


postado em 09/12/2016 16:56

Preocupados com a qualidade do ar dos cidadãos, cidades como Paris, Cidade do México, Madrid e Atenas tem como meta a retirada de veículos a diesel até 2025. A ideia de pôr um fim na circulação de automóveis que utilizam este tipo de combustível partiu de um compromisso firmado durante a Cúpula de Prefeitos do C40, na Cidade do México. Além da medida, estas cidades também se comprometeram a incentivar veículos alternativos e a promover as infra-estruturas necessárias para pedestres e ciclistas.

 

Modelos a diesel, como a nova versão do XC90, devem ser extintos até 2025 nos países que aceitaram o acordo(foto: Volvo / Divulgação)
Modelos a diesel, como a nova versão do XC90, devem ser extintos até 2025 nos países que aceitaram o acordo (foto: Volvo / Divulgação)
 

 

Em apenas um ano, cerca de 3 milhões de mortes são registradas por fatores respiratórios. O número está diretamente ligado à exposição à poluição do ar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), boa parte dos falecimentos acontecem em cidades com maior fluxo de veículos. Logo, persistir na produção e execução de políticas que melhorem a qualidade do ar, alterando os sistemas de transporte e promovendo opções alternativas de transporte, também ajuda as cidades a cumprir a meta.

O C40 anunciou também que se unirá à OMS e à CCAC - Climate and Clean Air Coalition da ONU para reduzir pela metade os 6,5 milhões de mortes causadas pela poluição atmosférica até 2030. A campanha visa dar apoio aos governos municipais para reduzir as emissões nocivas dos setores de transportes, dos resíduos e da energia, além como a mobilizar a ação dos cidadãos para reduzir a poluição atmosférica.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação