Estado de Minas SEDÃ DE LUXO

Novo Tesla elétrico em solo brasileiro

Model S é atração confirmada da montadora no Salão de São Paulo, no qual terá seu momento de fama


postado em 27/10/2016 10:15

Sedã possui autonomia até 435 km, além de tecnologias como piloto para mudança de faixa(foto: Tesla/Divulgação)
Sedã possui autonomia até 435 km, além de tecnologias como piloto para mudança de faixa (foto: Tesla/Divulgação)
Quem estiver no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontecerá no próximo mês, poderá conferir alguns dos carros mais modernos e seguros do mundo, o Model S da Tesla. Com autonomia de até 435 km e aceleração de 100 km em 4,5 segundos, o sedã terá o seu momento de estrela durante o Salão e deve atrair muitos holofotes de quem passar por lá. Entre os atrativos do carro estão suas características de esportivo, por exemplo. Os carros dessa linha têm potência que permite atingir até 240 km/h, com aceleração que vai de 0 a 100 km em apenas 4,5 segundos. A versão S 70 D apresenta tração nas quatro rodas e 329 cavalos de potência.

Sua autonomia é de até 435 km e possui tecnologias como piloto automático para mudança de faixa e capacidade de se adaptar ao tráfego, reduzindo ou aumentando a velocidade de maneira autônoma. Há ainda outras duas versões do sedã: a 85 D de 422cv de potência e a mais potente P85D com dois motores elétricos, que resultam em até 470cv de potência. Os propulsores 100% elétricos são do tipo plug in, recarregáveis em tomada residencial comum.

A Tesla é conhecida por vender seus veículos através do próprio site(foto: Tesla/Divulgação)
A Tesla é conhecida por vender seus veículos através do próprio site (foto: Tesla/Divulgação)
Como o veículo é totalmente elétrico, existem vários comandos que são dados através de softwares. Inclusive, as atualizações desses programas melhoram o desempenho e experiência de condução dos veículos da mesma forma que funcionam para smartphone. Isso significa que recebem melhorias automática e gratuitamente durante toda vida útil do carro.

Internamente, o modelo também esbanja tecnologia. Exemplo disso é o sistema de filtragem do ar na versão 2017. De acordo com a Tesla, a tecnologia remove ao menos 99,97% das partículas de poluição e todas as bactérias e outras formas de contaminação do ar que circulam na cabine.

A montadora
Reconhecida no segmento de carros tecnológicos, a Tesla é uma pequena fabricante dos Estados Unidos que ganhou fama na internet por só vender os seus modelos através do próprio site. O “desprezo” por uma loja física fez com que o negócio, incomum no setor automotivo, seja proibido de acontecer em alguns estados dos EUA.

Oficialmente, a Tesla não opera no Brasil, mas especula-se que haverá vendas no país com o Model 3, que começará em 2017 a ser fabricado em outros lugares do mundo. O modelo será um elétrico “popular”, com preços mais acessíveis. Mas as opções da fabricante podem ser compradas no Brasil como veículo importado. O Model S, por exemplo, é vendido na faixa dos R$ 450 mil e tem um prazo de chegada ao consumidor de 120 dias.

Polêmica
Além do Model S, um SUV também está sendo produzido pela montadora. Trata-se do Model X. Esses são os únicos modelos da Tesla até então. Ambos possuem um programa de computador que permite que o carro ande só, mas com limites, uma espécie de piloto automático restrito. Contudo, esse sistema teve uma repercussão mundial  negativa nos últimos meses depois da morte de um motorista que usava o sedã Model S. O carro bateu em uma carreta que cruzou à frente dele na rua. O óbito do condutor levantou um debate sobre a questão da autonomia. O caso, ocorrido em maio, nos EUA, continua sendo investigado. Depois disso, a montadora lançou atualizações do programa.

No Salão
O Model S estará exposto no Espaço Sonhos, onde o público poderá ver de perto outros veículos icônicos e exclusivos, objeto de desejo dos apaixonados por automóveis, e também experimentar em movimento, mas com restrições.

Ficha técnica:
Motor: elétrico
Potência: 329 a 470 cavalos
Autonomia: 435 km
Velocidade máxima: 209 a 250 km/h
Entre-eixos: 2,96 m
Comprimento: 4,97 m
Largura: 2,19 m
Aceleração: 0 a 100 km/h em 4,5s
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação