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Fiat Uno chega na linha 2017 com novos motores

Compacto chega com mecânica Firefly e recheiado de equipamentos de série para distanciar modelo do Mobi


postado em 16/09/2016 14:04 / atualizado em 19/09/2016 14:22

Betim (MG) - O Fiat Uno já foi carro de entrada de muitas famílias. Mas o modelo 2017 que acaba de chegar às lojas é bem diferente do basicão do passado recente. O visual já foi renovado há alguns anos, mas é agora que o carro passa por uma revolução mais técnica: na mecânica. O carro estreia inéditos motores Firefly 1.0 de três cilindros e 1.3 de quatro cilindros. Na prática, o Uno ganhou mais torque e potência, com promessas de redução no consumo de combustível. Outra novidade adotada é a direção que passou a ser elétrica de série e ficou bem mais leve.

 

(foto: Fiat / Divulgação)
(foto: Fiat / Divulgação)
 

 

Quem optar pelo propulsor 1.3 terá um veículo mais recheado, já que o câmbio automatizado e o sistema Start&Stop são de série (no 1.0 é opcional), além da chave canivete. Destaque para controle de tração, partida assistida, assistência de partida em rampa, sistema antideslizamento, tudo de série em todas as versões. O controle de estabilidade, que em alguns anos será também exigido por lei, é de série e oferece frenagem individual das rodas, identifica o risco antes e estabiliza o carro.

 

Na volta rápida que fizemos no Uno, os motores mostraram evolução. Primeiro no silêncio a bordo, já que no modelo anterior o ronco era muito alto. Segundo na força e aumento de torque. A disposição no 1.0  e do 1.3 - nesse último andamos por mais quilômetros - melhorou muito. Verdade que na subida de uma ladeira, o carro com apenas motorista e passageiro titubeou bastante. Mas, para a proposta de um veículo urbano, melhor equipado e seguro, o novo Uno corresponde e até surpreende. 

 

(foto: Fiat / Divulgação)
(foto: Fiat / Divulgação)
 

 

Para distanciar o carro do Mobi, o Uno nas suas seis versões já vem desde a versão básica com ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas com acionamento automático a partir dos 20 km/h e computador de bordo. Destaque também para a função City, um botão que pode ser acionado no painel na hora de estacionar, que deixa a manobra até 50% mais leve.

 

(foto: Fiat / Divulgação)
(foto: Fiat / Divulgação)
 

 

Mecânica
Os motores têm cabeçote de duas válvulas por cilindro, uma novidade quando se trata de carros 1.0 tricilíndrico por aqui. Em resumo: o 1.0 6V faz 77 cv e 10,9 kgfm com etanol, enquanto o 1.3 8V gera 109 cv e 14,2 kgfm (nos câmbios manual ou dualogic). Como a construção da gama é modular, ambos os motores compartilham vários componentes, reduzindo os custos da produção (o de 3e 4 cilindros têm a mesma dimensão de pistão e cilindro). Os motores passaram a ter a maior taxa de compressão da categoria.

 

(foto: Fiat / Divulgação)
(foto: Fiat / Divulgação)
 

 

Opcional
Quem quiser personalizar o Uno, a Mopar oferece mais de 160 itens e acessórios, entre eles suporte para bicicleta. Para ter uma central multimídia com tela de 6,2 polegadas, o comprador pode optar pelo sistema Live On, que também inclui câmera de ré e retrovisor elétrico. Nas versões dualogic, o volante é multifuncional paddle shift.

Visual
O novo Uno ganhou novos para-choque e grade dianteira, com molduras de tom diferente nos faróis de milha. Way e Sporting recebeu rodas de liga leve de 15 polegadas. O interior que desde a mudança de geração foi bem acertado também passou por mudanças pontuais, com redesenho no quadro de instrumentos com display LCD de 3,5 polegadas. As lanternas traseiras têm acabamento fumê e os retrovisores externos luzes indicadoras de direção. 

*Viajou a convite da Fiat

Ficha Técnica
Motor 1.0 6V
Potência 72/77 cv gasolina/etanol
Torque 10,4/10,9 kgfm gasolina/etanol

Motor 1.3 8V
Potência 101/109 cv gasolina/etanol
Torque 13,7/14,2 kgfm gasolina/etanol

Na sua casa por
Attractive 1.0: R$ 41.840
Way 1.0: R$ 42.970
Way 1.3: R$ 47.640
Sporting 1.3: R$ 49.390
Way 1.3 Dualogic: R$ 51.990
Sporting 1.3 Dualogic: R$ 53.690

 

 

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