A Honda apresentou a versão de produção do novo Civic hatch. O modelo, que havia aparecido anteriormente como conceito no Salão de Genebra no início do ano, chegará no próximo mês ao mercado norte-americano e só no próximo ano ao europeu. O Brasil está fora da lista de comercialização do novo veículo. Pelo menos por enquanto. A expectativa é da marca japonesa levar o carro para ser exibido no Salão Internacional do Automóvel de Paris, em setembro, que terá cobertura do Vrum.
Nos Estados Unidos, o hatchback será oferecido em cinco versões: LX, Sport, EX, EXL e Sport Touring. Todas serão equipadas com o novo motor 1.5 turbo de injeção direta, de 174 cv. Na versão Sport Touring, o sistema de escape modificado faz a potência aumentar um pouco, chegando a 180 cv. As transmissões serão manual de seis marchas ou automática CVT, de acordo com a versão.
A lista de itens de série inclui as mesmas já conhecidas do novo Civic sedã, como o Honda Sensing, a Apple CarPlay, Android Auto, faróis de LED e bancos traseiros aquecidos, aviso de colisão dianteira e controle de cruzeiro adaptativo. O Civic hatch é produzido na fábrica de Swindon, no Reino Unido, mas os britânicos só verão o modelo no próximo ano.
No futuro, este é o Civic que vai dar origem ao esportivo Type R, que terá motor 2.0 turbo e potência na casa dos 300 cv. A expectativa é que essa versão seja comercializada já no ano que vem.
No Brasil
É provável que o hatch não desembarque no Brasil, pois a própria Honda admite que o segmento de hatches está em declínio no mercado. A 10ª geração do Civic sedã foi lançada no Brasil em agosto passado, com preços entre R$ 87,9 mil e R$ 124,9 mil, mas passa por um facelift, que será apresentado na próxima segunda-feira. O sedã tem as opções de motor 1.5 turbo de 173 cv e o 2.0 aspirado flex de 155 cv.