Estado de Minas DIA DOS PAIS

Exemplo de paizão no trânsito

Fique de olho na maneira como dirige. O corpo fala e seus gestos poderão ser responsáveis pela formação do "comportamento" da criançada


postado em 15/08/2016 14:18 / atualizado em 16/08/2016 17:01

Os primeiros exemplos que os filhos seguem são os pais, por isso nada melhor do que educar os pequenos desde cedo a serem bons motoristas. Para isso, é preciso mostrar sempre a melhor forma de condução. Explicar desde cedo o que é certo e errado nas vias públicas pode transformar os pequenos em exímios condutores.

 

Pai deve dar exemplo também no trânsito(foto: Jarbas / DP)
Pai deve dar exemplo também no trânsito (foto: Jarbas / DP)
 

 

Sinalize
Na hora de dobrar em algum lugar a seta é fundamental para sinalizar aos outros motoristas a sua ação e evitar algum acidente. Explicar isso aos pequenos e a importância de uma seta pode ajudar a formar ótimos condutores no futuro

No trânsito
Ao invés de passar todo o tempo falando mal dos congestionamentos, que tal estimular os filhos com brincadeiras? Vale de tudo, desde o nome da rua, as marcas dos carros ou até um bom bate papo.

Espaço alheio
O pai pode ser um dos responsáveis por ensinar os filhos a andar de bicicleta e para garantir a segurança dos pequenos no futuro é sempre bom explicar as distâncias corretas no trânsito.

Faixa
Lembre-se que pai também é  pedestre, assim como seus filhos. Por isso fique atento as faixas e a sinalização nas vias. Mostre que o pedestre sempre tem prioridade ao tentar atravessar a pista.

Cinto de segurança

Pode parecer bastante batido e clichê, mas estimular as crianças desde cedo a utilizar o cinto é muito importante, por isso a primeira coisa que um super pai deve fazer ao entrar no carro, antes mesmo de dar a partida, é prender o cinto de segurança, mostrando aos filhos como colocar. Depois é a hora deles exercitarem. Deixe que eles realizem essa ação por conta própria quando já se sentirem capazes, mas lembre-se sempre de checar se as crianças estão bem presas!

Sacolinha do lixo

Sujar as ruas é um dos piores exemplos que uma criança pode adquirir. Por isso aquele pai preocupado tanto com o meio ambiente, quanto com a educação dos filhos tem sempre aquela sacolinha de lixo dentro do carro. O paizão também explica as consequências de poluir a cidade, desde a poluição visual que a sujeira causa, até problemas mais sérios como alagamentos.

Buzina de menos é mais

O estresse do pai pode influenciar os filhos, por isso, na hora de dirigir deixe todos os problemas da porta para fora. Dentro do carro é importante manter a concentração e a calma, tanto pela influência nos pequenos, quanto para a segurança nas vias. Utilizar a buzina exageradamente, gritar e falar palavrões são hábitos que todo pai deve evitar passar para os filhos.

Som  alto

Um pai descolado é aquele que coloca as melhores músicas na hora de seguir viagem. Mas fique atento ao volume, quanto mais alto for o som, maior as chances de prejudicar a audição das crianças. Pode ser aquele clássico infantil como Xuxa até a playlist atual de Carol Levy. Porque pai sabe todas as músicas favoritas dos filhos e ainda canta junto!

Celular

Se o estresse pode influenciar na hora de dirigir, utilizar o celular aumenta e muito os perigos no trânsito. Já que os filhos não estão no volante, por que não deixar eles curtindo um joguinho no aparelho enquanto a viagem não chega ao destino? Ou até mesmo deixá-lo comandar a playlist através do smartphone.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação