Atibaia (SP) - Uma das mais recentes novidades da Toyota, em relação ao Etios, foi a chegada da transmissão automática, apresentada no mês de abril. Mas essa já não é mais a última notícia em relação ao modelo. Sem perder tempo, a montadora fez um facelift e traz agora ao mercado uma nova versão topo de linha do carro, a Platinum, que chega hoje à rede de concessionárias. O carro está equipado com itens exclusivos, nas carrocerias hatch e sedã.
O que vai diferenciar o Platinum das demais versões: um kit visual externo criado para o mercado brasileiro, com novos para-choques dianteiro e traseiro, nova grade frontal mais ampla e na cor do carro, faróis e lanternas com máscara negra e aerofólio. A série especial também chega com rodas de liga-leve de 15 polegadas, saias laterais inferiores e sensor de estacionamento.
As mudanças na parte interna ficam por conta dos bancos em couro e central multimídia com TV, DVD e câmera de ré. Já os demais equipamentos são os mesmos presentes no Etios XLS.
Em relação à motorização, não há novidades. O Etios Platinum é equipado com motor 1.5L 16V Flex Dual VVT-i capaz de render 107 cv de potência. Já a transmissão - tanto para o hatch quanto para o sedã - está disponível apenas com caixa automática de quatro velocidades.
HILUX E SW4
“Trabalhar e trazer novidades para enfrentar o mercado em um momento não muito satisfatório”. A Toyota aposta neste conceito em 2016. Uma prova disso é que promoveu a volta da linha flex da picape Hilux e do utilitário SW4. Vale ressaltar que os modelos são vendidos atualmente com opções de motor turbodiesel e também com um V6 4.0 a gasolina, no caso da SW4.
A Hilux tem três configurações: SR 4x2, SRV 4x2 e a SRV 4x4, sempre com cabine dupla e transmissão automática de seis velocidades. Já a SW4, sai em única versão de acabamento SR e tem opções de cinco ou sete lugares com câmbio automático. A tração é 4x2. Existe uma opção manual apenas para vendas corporativas.
A linha flex 2017 não passou por alterações estéticas, afinal, os modelos fazem parte da nova geração, que chegou há pouco tempo. Sob o capô vem a nova motorização 2.7 Dual VVT-i 16 V DOHC. A potência com etanol é de 163 cv e, quando movido a gasolina, é capaz de render 159 cv.
* Viajou a convite da Toyota
Preços:
Etios Platinum Hatch
R$ 62.490,00
Etios PlatinumSedã
R$ 65.990,00
Hilux SR 4X2
R$ 117.700,00
Hilux SRV 4X2
R$ 120.800,00
Hilux SRV 4X4
R$ 131.200,00
SW4
R$ 159.600,00 (5 Lugares)
SW4
R$ 164.900,00 (7 Lugares)
Ciclo Toyota
Durante a apresentação dos produtos 2017, a Toyota anunciou ainda uma nova estratégia de vendas com condições diferenciadas para veículos zero quilômetro - inicialmente para os modelos Etios e Corolla. O Ciclo Toyota, como é batizado o programa, é uma forma de a montadora fidelizar o cliente e garantir que o mesmo tenha uma relação duradoura com a marca.
A nova maneira da compra é composta por três etapas:
1) Valor de entrada, que deve ser no mínimo 30% do valor total do carro, o que segundo a Toyota é um valor abaixo do praticado no mercado.
2) Parcelamento dividido entre 12 e 36 meses.
3) Após este período, restará uma parcela residual, que não poderá ultrapassar 50% do valor total do veículo. Nessa fase, a Toyota garante a recompra pela concessionária por, no mínimo 85% da tabela Fipe, desde que o proprietário tenha seguido algumas condições impostas pelo programa. E, com isso, esse valor pago na recompra pode quitar a parcela residual e contribuir para a entrada de um novo veículo Toyota.