Estado de Minas TELONA

Confira os carrões que fizeram sucesso no cinema

Relembre alguns blockbusters que contam com a participação de modelos de quatro rodas com estilo de sobra e muita emoção a bordo


postado em 21/07/2016 10:23 / atualizado em 21/07/2016 10:48

Desde o início do cinema, os veículos automotivos e a sétima arte têm sido grandes parceiros. Essa troca tem nome definido e é conhecido por acordo comercial no formato de product placement, uma ferramenta de marketing bem difundida no mercado. A lista de títulos é enorme e os veículos de grandes montadoras como BMW, Audi, Aston Martin e Mercedes-Benz têm tido, com a parceria, um importante papel nos enredos cinematográficos. A participação dos automóveis em blockbusters como Missão Impossível, 007 e filmes da Marvel são alguns bons exemplos nos quais os veículos contribuiram para tornar a trama mais emocionante. Confira a história de alguns outros possantes que marcaram a a historia do cinema!

 

Há três edições a Aston Martin produz os veículos exclusivos de James Bond(foto: Aston Martin/Divulgação)
Há três edições a Aston Martin produz os veículos exclusivos de James Bond (foto: Aston Martin/Divulgação)
 

 

Bond
A Aston Martin produz há três edições, veículos exclusivos para James Bond dirigir. O mais recente foi o DB10, que o ator Daniel Craig pilota em "007 Contra Spectre". O DB10 teve apenas 10 unidades produzidas pela Aston Martin. Oito foram modificadas para estrelar o filme de James Bond, e apenas 2 ficaram intactas para serem expostas em eventos de promoção. O veículo conta com motor V8 de 4.7 litros, que empurra o carro a mais de 300 km/h, acompanhado de transmissão manual de 6 velocidades. No começo do ano, uma versão do automóvel foi vendido por R$ 13,9 milhões na casa de leilões Christie's, em Londres.

Capitão América estrou o SQ7 nas telonas

 

Sucesso de bilheterias, Capitão América: Guerra Civil, contou com vários carros da Audi(foto: Audi/Divulgação)
Sucesso de bilheterias, Capitão América: Guerra Civil, contou com vários carros da Audi (foto: Audi/Divulgação)
 

 

Já o sucesso de bilheterias desse ano, o “Capitão América: Guerra Civil”, mostra vários carros da Audi. Estão presentes no longa o R8 V-10, SQ7, A4 e A7 Sportback, bem como o conceito Prologue mostrado pela primeira vez em 2014, e que aparenta ser a evolução do desenho dos modelos Avant, as peruas da marca. O Capitão América dirigiu o crossover SQ7 (foto), que aparece pela primeira vez em um filme de cinema, enquanto Tony Stark, o Homem de Ferro, manteve o uso do R8, como já fez nos filmes anteriores.

 

Carro do Homem de Ferro, o R8 é dirigido por ele há três edições dos filmes(foto: Audi/Divulgação)
Carro do Homem de Ferro, o R8 é dirigido por ele há três edições dos filmes (foto: Audi/Divulgação)
 

 

Um outro filme de ação que traz um possante no meio da trama é o "Desconhecido". O longa tem todos os ingredientes para atrair a atenção dos apaixonados pelos automóveis da Mercedes-Benz. Além de um elenco internacional, o filme conta com diversos modelos da marca, como quatro automóveis Classe E, um SLS AMG Gullwing e uma Classe B F-Cell, movida por célula de combustível. Os veículos dividiram os sets de filmagens com os protagonistas Liam Neeson e Diane Kruger.

 

Desconhecido é um longa que traz vários modelos da Mercedes como Classe E, SLS AMG Gullwing e Classe B F-Cell(foto: Mercedes-Benz/Divulgação)
Desconhecido é um longa que traz vários modelos da Mercedes como Classe E, SLS AMG Gullwing e Classe B F-Cell (foto: Mercedes-Benz/Divulgação)

 

A parceria entre a BMW e a franquia "Missão: Impossível", firmada no quarto filme da série, em 2011, foi retomada na última edição do filme chamada de Nação Secreta (2015). Desta vez, o astro Tom Cruise tem como parceiro das cena a ultima geração do BMW M3. Equipado com um poderoso motor 3.0 litros, de seis cilindros em linha, turbo, com 425 cavalos de potência, a nova geração do sedã esportivo protagonizou cenas de perseguição espetaculares. Famoso por dispensar o uso de dublês, Cruise guia o BMW M3, que entre outras façanhas, desce uma imensa escadaria e salta de marcha a ré a uma altura de tirar o fôlego.

 

BMW M3 aparece no longa Missão: Impossível, Nação Secreta (2015) descendo uma escadaria e saltando de marcha ré(foto: BMW/Divulgação)
BMW M3 aparece no longa Missão: Impossível, Nação Secreta (2015) descendo uma escadaria e saltando de marcha ré (foto: BMW/Divulgação)

 

O Mini Cooper S está presente no longa "Uma Saída de Mestre" (2003). Refilmagem do clássico, Um Golpe à Italiana, de 1969, não poderia faltar neste remake a épica fuga a bordo de três MINI Cooper S. Repaginada, a sequência contou com a participação de exemplares do modelo fabricados em 2003, nas cores branca, azul e vermelha. No filme, Mark Wahlberg dá vida a Charlie Crocker, que está decidido a recuperar um cofre roubado por um ex-sócio. Para executar seu plano, ele reúne um grupo de especialistas - que inclui dois pilotos interpretados pelo ator Jason Statham e pela bela Charlize Theron - e provoca um mega congestionamento em Los Angeles (EUA). São inesquecíveis as tomadas dentro do metrô da cidade, em que os MINIs descem uma escadaria e andam na plataforma de embarque dos trens.

 

Charmoso Mini Cooper S está presente no longa Uma Saída de Mestre (2003)(foto: Newspress/Divulgação)
Charmoso Mini Cooper S está presente no longa Uma Saída de Mestre (2003) (foto: Newspress/Divulgação)
 

 

Já no longa Ronin (1998) há a exibição de uma das cenas de perseguição mais famosas do cinema. Nela, Robert de Niro, no papel do ex-agente da CIA Sam, segue ao encalço de um BMW 535i pelas ruas estreitas, pontes e túneis de Paris. Com direito a muita ação, a sequência impressiona pelo realismo. Produzido entre 1987 e 1993, o 535i escondia sob o capô um motor 3.5 litros, de seis cilindros, de 211 cv. Vinha com ABS e airbags de série, algo incomum para a época.

 

BMW 535i aparece no filme Ronin (1998) em cena de perseguição nas ruas de Paris(foto: BMW/Divulgação)
BMW 535i aparece no filme Ronin (1998) em cena de perseguição nas ruas de Paris (foto: BMW/Divulgação)

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação