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Honda lança novo Civic

Custo-benefício do carro abaixo dos R$ 100 mil é um dos atrativos entre os novos modelos


postado em 20/07/2016 16:38 / atualizado em 21/07/2016 17:39

 

 

SÃO PAULO - Uma apresentação estática para revelar versões e preços da 10ª geração do Honda Civic. O fim da tarde fria, da última quarta-feira em São Paulo, guardava surpresas a começar pela quebra de conceito dos modelos. A Honda apresentou entre os tradicionais EX e EXL, assim como o topo da gama Touring, o Civic Sport. Nossa escolha e a melhor compra custo-benefício. E vamos explicar isso.

 

Modelo é mais baixo e largo, com um pequeno balanço frontal(foto: Jorge Moraes / DP)
Modelo é mais baixo e largo, com um pequeno balanço frontal (foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

O novo carro promete nos próximos meses, a partir do dia 25 de agosto, reinar na lista de desejo dos brasileiros mais tradicioais, que não abrem mão do óbvio, e apostam quase sempre nos japoneses e, agora em uma concorrêcia mais forte, o Chevrolet Cruze. Não deixe de vê-lo.  A pré-venda do Civic começa no próximo sábado, dia 30.

O Sport tem preço aceitável dentro dessa corrente onde todos os veículos subiram e muito de preço e foram buscar a casa dos R$ 100 mil. Por R$ 94,9 mil dá para apostar no design, curtir a grade frontal e a rodagem escura aro 17 e mais tarde, se for muito exigente, aplicar uma central multimídia e o forro dos bancos em couro (itens que faltam).

 

Novo Civic chega ao mercado em três propostas: EX , EXL, Sport e Touring(foto: Jorge Moraes / DP)
Novo Civic chega ao mercado em três propostas: EX , EXL, Sport e Touring (foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

Melhor ficar com o estilo e o motor 2.0 flex de 155 cv com câmbio CVT  ou partir para os R$ 105 mil do EXL, equipado de tudo, menos do 1.5 turbo de 173 cv? É claro que são conjuntos mecânicos completamente diferentes. O turbo é refinado rico em tecnologia, provei a eficiência desse propulsor, em novembro do ano passado no Japão, e sei do que ele é capaz de fazer, mas diante do preço... Seria, no momento mais Sport e menos Touring.

O topo da gama exibiu teto solar, faróis full LED, quadro de instrumentos de projeção TFT e incríveis R$ 125 mil. São R$ 23 mil a menos comparado ao Mercedes-Benz C-180. Um preço e tanto. O Civic ficou mais baixo e largo também. Dianteira e traseira de personalidades fortes, faróis com assinatura em LED e lanternas que contemplam a tampa do porta-malas de até 525 litros em formato bumerangue. Tem também nos mais completos, a partir do EXL, o sensor de ponto cego. Câmera de ré e sensor de estacionamento não são novidades.

 

Detalhes de design contam como vincos que percorrem a carroceria, dianteira angulosa e agressiva e arcos de rodas destacados(foto: Jorge Moraes / DP)
Detalhes de design contam como vincos que percorrem a carroceria, dianteira angulosa e agressiva e arcos de rodas destacados (foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

No interior, a cabine mais bonita e o painel que volta a ser o número um, mesmo o mostrador do Sport vindo analógico. O freio de mão é eletrônico, bom item que dispensa a velha alavanca. O botão Econ (da economia) também fica no console central e a partir dele o carro fica mais dócil.

O carro oferece
Ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold, controle de cruzeiro, botão ECON de modo de condução econômico, vidros elétricos com função antiesmagamento. As versões com transmissão CVT trazem ainda aletas para trocas de marcha atrás do volante.

 

Todas as versões já vêm de fábrica com ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold e controle de cruzeiro(foto: Jorge Moraes / DP)
Todas as versões já vêm de fábrica com ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold e controle de cruzeiro (foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

A segurança
Airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist), sistema de partida em aclive (HSA), sistema de vetorização de torque baseado em frenagem Agile Handling Assist (AHA), luz de frenagem de emergência (pisca de forma intermitente em frenagens emergenciais), além de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), luzes de rodagem diurna (DRL) e lanternas traseiras em LED, faróis de neblina, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas e aviso de esquecimento dos cintos dianteiros.

Os motores
2.0 i-VTEC FlexOne, com 155 cv a 6.300 rpm e 19.5kgfm a 4.800 rpm no etanol nas versões EX, EXL e Sport. A transmissão CVT traz a opção de sete marchas simuladas que podem ser trocadas por borboletas atrás do volante. A versão Sport traz também, também uma caixa manual de seis velocidades como opção. O 1.5 Turbo de injeção direta gera 173 cv a 5.500 rpm, com o torque linear de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm. A classificação é A no CONPET enquanto o 2.0 é B.

 

Versões EXL e Touring, contam tela de sete polegadas sensível ao toque para as funções multimídia(foto: Jorge Moraes / DP)
Versões EXL e Touring, contam tela de sete polegadas sensível ao toque para as funções multimídia (foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

Estrutura
O carro está 45 mm mais largo e adota pneus com diâmetro 15 mm maiores, melhorando a dirigibilidade e a aderência lateral, enquanto o entre-eixos 30 mm maior melhora a qualidade de rodagem em pistas onduladas ou esburacadas. Além disso, o Civic passa a adotar o (AHA) pela primeira vez, usando o sistema VSA para aplicar o freio na roda dianteira para entrar em uma curva, melhorando a resposta, estabilidade e precisão.

Preços:
Sport Manual: R$ 87.900
Sport CVT: R$ 94.900
EX CVT: R$ 98.400
EXL CVT: R$ 105.900

 

*Editor viajou a convite da Honda

 

 

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