Economize

Veja algumas dicas para gastar menos combustível

Mudanças de hábito na direção ajudam o motorista na redução do consumo e também conserva o seu automóvel

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/07/2016 13:10 / atualizado em 14/07/2016 16:58

Esticar demais as marchas ou não calibrar corretamente os pneus dos podem aumentar o consumo de combustível. Algumas dicas de como economizar os custos no posto de abastecimento podem ser aplicadas apenas com mudanças no hábito dos motoristas.

O diretor de mecânica, Waltônio Cysneiros explica que sempre abastecer em postos de confiança pode contribuir com o bolso do consumidor. “Partindo do princípio que o combustível é de boa qualidade, mantém o carro em boas condições”. Pesquisar qual modelo consome menos, também é uma recomendação do diretor. “Estudar a motorização dos carros em revistas e sites especializados com o intuito de procurar um modelo mais econômico também ajuda no fim do mês", complementa.

 

Mudar o hábito na direção ajuda na economia de combustível - Jarbas / DP Mudar o hábito na direção ajuda na economia de combustível
 

 

Mudança no percurso de casa para o trabalho também é uma forma que os motoristas encontram para diminuir o consumo de combustível de carros, vale até mudar de endereço, como é o caso do administrador Sérgio Jorge, que morava em Aldeia, trabalha em Boa Viagem e gastava cerca de R por dia com gasolina nesse percurso. "Meu consumo estava muito alto, então resolvi me mudar para ficar mais próximo do trabalho e economizar", comenta o administrador.

O advogado Márcio Seara cuida dos pneus e da passagem de marcha para pesar menos no bolso. “Procuro calibrar no mínimo uma vez por semana e o meu carro tem o modo de economia de combustível que informa a hora certa de trocar de marcha”, explica Márcio. A estudante Rosa Nilda aposta na mistura. “Tento alternar álcool e gasolina, além de diminuir as acelerações e manter a velocidade constante”, comenta.

 

 

Marcio Seara evita gastos calibrando sempre os pneus - Ricardo Fernandes / DP Marcio Seara evita gastos calibrando sempre os pneus

 

Quando as mudanças na rotina e nos hábitos em relação a direção ainda não são o suficiente, Waltônio dá a dica de não encher o tanque de combustível por completo. “Isso deixa pouco espaço para o vapor e o carro acaba consumindo mais combustível afim de liberar esse espaço”. Outra coisa que pode ajudar é diminuir a quantidade de acessórios que consumam energia dentro do carro. “Um som de carro muito potente e equipamentos que utilizem muita luz elétrica acabam aumentando o consumo de combustível", complementa Waltônio.

#GasteMenos:

  1. Sempre abastecer em postos com credibilidade, nada mais prejudicial para um carro do que combustível adulterado.
  2. Não fazer arrancadas com o carro sem necessidade.
  3. Manter uma velocidade constante, ao elevar demais a velocidade, aumenta a resistência do automóvel elevando os gastos com combustível.
    Velocidade constante gasta menos combustível - Ricardo Fernandes / DP Velocidade constante gasta menos combustível
  4. Não prolongar demais a marcha. Um carro não deve chegar aos 100 km/h em segunda, por exemplo. Alguns modelos possuem o modo de economia que ajuda na hora de saber quando passar a marcha.
    Prolongar a marcha pesa mais no bolso - Ricardo Fernandes / DP Prolongar a marcha pesa mais no bolso
  5. No sinal, deixar o carro em ponto morto e com o freio de mão acionado.
  6. Não permitir que o veículo ande em ponto morto.
  7. Calibrar os pneus com regularidade. O que pode ser responsável por até 20% do consumo de combustível.
    Pneus calibrados fazem o carro gastar menos - Ricardo Fernandes / DP Pneus calibrados fazem o carro gastar menos
  8. Não encher o tanque de combustível por completo, já que faz com que o veículo consuma mais para liberar espaço.
  9. Fazer manutenção do carro regularmente, um carro com manutenção atrasada pode apresentar mal funcionamento que influenciam diretamente no consumo de combustível.
  10. Dirigir de janelas fechadas, isso melhora a aerodinâmica do carro, principalmente acima dos 80 km/h.
    Janelas fechadas contribuem na economia - Ricardo Fernandes / DP Janelas fechadas contribuem na economia
  11. Evitar o excesso de peso, quanto mais pesado mais combustível o veículo consome.
    Menos peso é sinônimo de menos combutível gasto - Ricardo Fernandes / DP Menos peso é sinônimo de menos combutível gasto
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
24 de julho de 2017
22 de julho de 2017
21 de julho de 2017