Estado de Minas ECONÔMICO

Citroën também aposta nos motores de três cilindros

Montadora apresenta novo C3 PureTech, com o conjunto mecânico 1.2 de menor consumo no mercado


postado em 11/07/2016 13:51 / atualizado em 11/07/2016 14:05

Longe de ser uma novidade visual, o novo C3 1.2 PureTech teve sua apresentação regional em Pernambuco focada no que o carro tem de melhor: o novo motor. Sua eficiência, comprovada pelo Inmetro, o coloca no ranking dos veículos mais econômicos. Primo legítimo do Peugeot 208, inclusive com o mesmo conjunto mecânico, o C3 tem preços a partir de R$ 46.490. Para driblar a crise, a marca, que vendeu 30 mil carros no Brasil neste primeiro semestre, apela para os bons resultados no consumo. No Recife, a montadora registrou queda de 3 mil carros vendidos/mês nestes primeiros seis meses do ano, contra 4 mil/ carros por mês de 2015.

 

Sem mudanças no visual, carro tem para-brisa Zenith na versão top Tendance(foto: Citroën / Divulgação)
Sem mudanças no visual, carro tem para-brisa Zenith na versão top Tendance (foto: Citroën / Divulgação)
 

 

A motorização 1.2 tem acoplado o câmbio manual e tem três versões de acabamento (Origine, Attraction e Tendance). Sim, o carro continua igual no design. Por dentro, ganhou a central multimídia.

 

Propulsor três cilindros desenvolve 90 cavalos com etanol(foto: Citroën / Divulgação)
Propulsor três cilindros desenvolve 90 cavalos com etanol (foto: Citroën / Divulgação)
 

 

Surfando na onda dos três cilindros, o novo propulsor desenvolve 90 cavalos de potência e 12,9 kgfm de torque, quando abastecido com etanol, ou 84 cv e 12,2 kgfm (com gasolina). Aspirado com 12 válvulas, o carro dá um banho em matéria de consumo de combustível: 16,6 km/l, quando abastecido a gasolina e dirigido em estradas (na cidade 14,8 km/l). Mas poderia ser mais esperto nas arrancadas, senti falta de força na segunda marcha. A montadora afirma diminuição de 32% nas emissões no trânsito urbano.

 

Interior é sóbrio e bonito(foto: Citroën / Divulgação)
Interior é sóbrio e bonito (foto: Citroën / Divulgação)
 

 

A posição alta de dirigir e o teto panorâmico – na verdade o para-brisa zenith só está disponível nas versões mais tops - dão boa visibilidade ao condutor. O painel é funcional e fácil de manusear. Direção elétrica, ar-condicionado, vidros e travas são de série. Agora, o computador de bordo não mostra o consumo instantâneo, informação para motoristas que assim como eu preferem maneirar no pé para aliviar as paradas nos postos de combustível. Vale lembrar que a terceira geração do C3 será lançada na Europa no final do ano.


Na sua casa por


Origine

R$ 46.490

(airbags frontais, freios ABS, direção elétrica, ar-condicionado, vidros, retrovisores e travas elétricas, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, entre outros.)

Attraction

R$ 49.990

(acrescenta sistema de
áudio com rádio AM/FM, Bluetooth com entrada USB, rodas de liga leve, faróis de neblina, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas e luzes diurnas em LED. Como opcional,
há central multimídia com
tela sensível ao toque e sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto,
pelo valor de R$ 1.850, incluindo também
ar-condicionado digital)

Tendance

R$ 52.690

(inclui para-brisa Zenith, alarme e sensor de estacionamento traseiro.
O sistema multimídia
também é ofertado como opcional, assim como o ar-condicionado digital, ambos por R$ 1.850).

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação