Estado de Minas TECNOLOGIA

Aplicativos que auxiliam na direção são febre no Brasil

Aplicativos instalados em smartphones controlam desde gastos do consumo de combustível a informações sobre o motor


postado em 22/06/2016 17:47

Novo ou usado, manter o carro em um bom estado de manutenção é tarefa essencial para aqueles que se dizem apaixonados por carros. De carona nesse sentimento, algumas empresas de tecnologia desenvolveram aplicativos que não 
só ajudam no cuidado com os veículos, mas também oferecem uma maior comodidade e praticidade aos motoristas. 
Confira cinco apps indispensáveis que qualquer dono de carro deveria ter em seus smartphones.
 
Aplicativo permite ao usuário controlar todos os gastos com o carro(foto: Reprodução Internet)
Aplicativo permite ao usuário controlar todos os gastos com o carro (foto: Reprodução Internet)
 

CARRORAMA
O aplicativo permite ao usuário controlar todos os gastos com o carro. Ele gera planilhas sobre uso de combustível, frequência de manutenções e ainda avisa, por exemplo, quando estiver perto do prazo de uma troca de óleo. A aplicação também é capaz de informar quando vai vencer o seguro, CNH, multas e IPVA. 
Gratuito para Android.
 
Aplicativo guarda a posição do carro estacionado e depois pode guiar o motorista de volta a ele(foto: Arquivo Pessoal)
Aplicativo guarda a posição do carro estacionado e depois pode guiar o motorista de volta a ele (foto: Arquivo Pessoal)


FIND MY CAR
Já esqueceu onde deixou o carro no estacionamento 
do shopping ou de um supermercado lotado? Num estacionamento fechado pode ser mais fácil encontrar 
o veículo, mas no centro de uma cidade grande com várias ruas pode ser bem complicado. Esse aplicativo guarda a posição do carro estacionado e depois pode guia o motorista de volta até o local rapidamente. Gratuito na Apple Store e Google Play Store.
 
Serviço de música online que pode ser a salvação numa viagem longa ou durante o congestionamento(foto: João Velozo / DP)
Serviço de música online que pode ser a salvação numa viagem longa ou durante o congestionamento (foto: João Velozo / DP)
 

SPOTIFY
Serviço de música online que pode ser a salvação numa viagem longa ou durante o congestionamento. O app é gratuito, mas a assinatura mensal de R$ 14,90 por mês possibilita ao usuário ouvir músicas sem precisar utilizar o pacote de dados. É preciso baixar as músicas por uma rede wi-fi e depois escutar quando quiser. Há também inúmeras sugestões de playlists prontas disponíveis no aplicativo. Gratuito para Android, iOS e Windows Phone.
 
Além de conta-giros, cavalos e torque, o app possui um log do diagnóstico de informações importantes do carro(foto: Arquivo Pessoal)
Além de conta-giros, cavalos e torque, o app possui um log do diagnóstico de informações importantes do carro (foto: Arquivo Pessoal)
 

TORQUE PRO
Se você é apaixonado por carro com certeza vai querer ter esse aplicativo no seu tablet ou  smartphone. O Torque PRO é um verdadeiro monitor em tempo real do motor do veículo. Além de conta-giros, cavalos e torque, o app, que se conecta por bluetooth ao veículo, possui um log do diagnóstico de informações importantes do carro e mantém um banco de dados com as falhas mais comuns de diversos fabricantes. Disponível para Android. 
 
App é capaz de livrar o motorista de horas de congestionamento ao sempre apontar as rotas mais rápidas(foto: Reprodução Internet)
App é capaz de livrar o motorista de horas de congestionamento ao sempre apontar as rotas mais rápidas (foto: Reprodução Internet)
 
 
WAZE
Com seu software de geolocalização, o app, um dos queridinhos dos motoristas, por ser capaz de livrar qualquer um de horas de congestionamento ao sempre apontar as rotas mais rápidas de acordo com as condições de tráfego do momento. Permite também que condutores enviem alertas de acidentes, engarrafamentos, obras, polícia, radares, tudo em tempo real. A aplicação é gratuita e está disponível nos sistemas Android, iOS e Windows Phone.
 
App ouve um trecho da música e busca na internet nome, intérprete e até dá o link para o videoclipe no Youtube(foto: João Velozo / Divulgação)
App ouve um trecho da música e busca na internet nome, intérprete e até dá o link para o videoclipe no Youtube (foto: João Velozo / Divulgação)
 

SHAZAM
Você está ouvindo o rádio no carro e, de repente, toca aquela música que traz à sua mente uma lembrança maravilhosa. Você não tem ideia do nome da canção ou do cantor, mas quer ouvi-la um milhão de vezes. O Shazam resolve esse problema. O app, disponível para todos os smartphones, capta um trecho da música e busca na internet o nome e o intérprete, além de indicar o link do videoclipe no YouTube, se houver. Mostra também a resenha do álbum, discografia completa e biografia do artista.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação