Estado de Minas MERCADO

Produção brasileira da Chery é suspensa por cinco meses

A motivação é a elevação no estoque e adequação da linha de produção para o início da montagem de um modelo SUV


postado em 22/06/2016 17:54

A partir de julho, a produção da montadora chinesa Chery serão suspensas. A medida prevê uma paralisação de até cinco meses. A motivação é a elevação no estoque e adequação da linha de produção para o início da montagem de um modelo SUV.

 

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, cerca de 140 trabalhadores da fábrica de Jacareí (SP) terão licença remunerada pela empresa. Esse número representa 90% dos funcionários de produção, o restante atuará na manutenção e adequação da nova linha.
 
O diretor do sindicato dos metalúrgicos, Guirá Guimarães, comentou a dificuldade da montadora no Brasil, diferente da situação na China. “A gente tem acompanhando muito a crise da indústria. A situação da Chery se insere nisso. O setor tem sofrido muito, mas as empresas automobilísticas têm fôlego para garantir estabilidade no emprego”, afirma.
 
Fábrica de Jacareí terá 90% dos funcionário de produção com licença remunerada no período (foto: Chery/Divulgação)
Fábrica de Jacareí terá 90% dos funcionário de produção com licença remunerada no período (foto: Chery/Divulgação)
 
 
No último dia 20, os funcionários da montadora participaram de uma assembleia onde foram comunicados sobre as negociações para o layoff. Eles consentiram uma proposta para garantir os direitos e a estabilidade de emprego. O acordo trabalhista envolve um acordo com o estado, já que no processo, parte do salário é pago pelo governo e o resto é completado pela montadora. Por isso ele deve ser assinado e enviado ao Ministério do Trabalho, o que será realizado ainda nesta semana, segundo o sindicato. Se o mercado melhorar ou haja necessidade, os trabalhadores podem ser chamados antes do fim do prazo.
 
Em nota, a montadora chinesa confirmou a negociação, mas declara que só dará detalhes do acordo depois que a proposta for aprovada pelas partes.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação