Estado de Minas COLUNA

Veja os destaques de Jorge Moraes de 12/06/2016

Colunista fala sobre o mercado automotivo e apresenta as novidades da semana no mundo dos veículos


postado em 13/06/2016 12:06

Em 1997, no Japão, nascia o Prius que conquistaria o mundo para a Toyota iniciar uma trajetória sem volta. O fabricante japonês dava a largada para o futuro mas somente agora, 20 anos depois, a marca entende que a confiança na tecnologia está consolidada. Ouvi do Steve St. Angelo, CEO América Latina e Caribe e também o chaiman da Toyota do Brasil. Dos 10 milhões de carros vendidos (por todas as empresas que oferecem um produto semelhante) a marca comercializou nove milhões. Steve, assim como também penso, definiu a noite na embaixada japonesa, em Brasília, com a seguinte frase: o futuro é híbrido. Foram 67 milhões de toneladas de CO2 que deixaram de ser jogadas no planeta. Fato que também motiva o avanço das tecnologias aplicadas, das pilhas e a certeza que, em 2050, 100% dos produtos Toyota serão híbridos ou a célula de combustível. Está acontecendo uma revolução no comportamento da raça humana, também afirmou o executivo. No Brasil, caminhamos a passos lentos, mas caminhamos, porque por aqui o que deveria ser mais em conta não é. No país, 0,14% dos veículos vendidos são híbridos. Pouca oferta, pouca fé, poucos incentivos, pelo menos por enquanto.


Questão moral
O embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, foi de uma clareza tão grande no seu discurso de lançamento do Prius, no começo da semana em Brasília, que não resisti em ter que replicar sua fala: “o Brasil vive uma crise moral, ética, política e econômica”.

Sul Coreanos
Conheci jornalistas especializados sul-coreanos no lançamento global do novo Mercedes Classe C Cabriolet, na quinta-feira passada. E, no break da coletiva, apresentei o Diario de Pernambuco e, logo em seguida, o Brasil no foco das perguntas. A pergunta que saiu do estrangeiro: foi golpe? Respondi: vamos falar de carro.

No comando
Quem está no comando das vendas da New Sedan, futura revenda Mercedes-Benz do Pina, é Thais Sulzbach. Ela foi da Volvo Rota Premium e conhece boa parte do mercado de luxo no Recife. A loja continua atendendo no estande do Rio Mar.

Arraial da Rodobens
Será na próxima quinta-feira o evento que também contará com a assembleia do consórcio do grupo ao vivo às 19h30. Higor Bernardes aproveita para confraternizar com a clientela MB.

Aventureiro
Para enfrentar o Mobi Way, a Chevrolet está apostando a sete chaves numa versão aventureira do Onix. O carro já foi flagrado com camuflagem no Sul do país com alterações no desenho. Duas barras longitudinais e uma transversa no teto dão o charme off road.

Sportage
A Kia começou a pré-venda da nova geração do seu SUV entre R$ 109.990 e R$ 134.990, em duas versões. Com motor 2.0 flex de 167 cavalos a 6.200 rpm, o carro tem câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais. O lançamento será no dia 22.

 

Versão Way do Fiat Mobi custa cerca de R$ 40 mil(foto: Fiat / Divulgação)
Versão Way do Fiat Mobi custa cerca de R$ 40 mil (foto: Fiat / Divulgação)
 

 

Mobi
Depois de novamente apresentar o Mobi para os colegas do Sul, a Fiat convida para dirigir na terra a versão Way. O carro está nas concessionárias na faixa dos R$ 40 mil. Toda vez que falo do Mobi, o post enche de comentários no meu Instagram sobre o tema. Vai lá e vê no @jorgemoraes.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação