Estado de Minas DISPOSITIVOS

Praticidade e tecnologia nas mãos

Carros conectados e mais equipados são apostas para facilitar a vida do condutor e ainda ampliar segurança a bordo, inclusive para crianças


postado em 09/06/2016 12:49

Acessório Satechi Bluetooth Home button pode ser opção para carros básicos(foto: Satechi/Divulgação)
Acessório Satechi Bluetooth Home button pode ser opção para carros básicos (foto: Satechi/Divulgação)
É difícil administrar a correria do dia a dia, principalmente quando é preciso enfrentar os engarrafamentos dos grandes centros urbanos. Por isso, as montadoras estão cada vez mais preocupadas e apostam em equipamentos para aumentar a praticidade ao volante. Desde elementos simples, como aumentar e abaixar o volume do rádio sem tirar as mãos do volante, até câmeras portáteis que reproduzem imagens do banco traseiro na tela da frente.

Comprou um carro básico, quase “pelado”? Que tal equipá-lo com um botão que custa cerca de US$ 25? O Satechi Bluetooth Home Button é um equipamento que permite acessar o assistente virtual do celular, tanto para IOS como para Android, mas não vende no Brasil... Com o aparelho é possível desfrutar de várias funcionalidades disponíveis por viva voz, como ligações e pesquisas. Ainda dá para colocá-lo no volante. Basta apenas sincronizar o celular via Bluetooth.

O professor de história Rafael da Hora, 29 anos, possui um HB20S com funções Bluetooth no volante, mas não tem costume fazer ligações. “Utilizo muito a função do volume do rádio, principalmente por conta do trânsito diário, então uma musiquinha é boa para relaxar. Prefiro atender ligações quando não estou dirigindo”, comenta o condutor.

Não são só os carros recém-saídos de fábrica que tem acesso às praticidades tecnológicas disponíveis. É possível equipar aqueles modelos mais antigos com uma central multimídia, por exemplo. Existem opções que compatibilizam com Apple CarPlay e Android Auto. A conectividade desses aparelhos possibilita o acesso a diversos aplicativos do celular direto na tela touchscreen, além de também fazer chamadas e enviar mensagens utilizando o viva voz. Sem falar nas funções mais básicas de uma central, como GPS, TV digital, conexão Bluetooth, leitor de CD e DVD e entrada USB.


Aparelho ajuda a ficar de olho nas crianças e emite alerta para não esquecê-las atrás(foto: Garmin/Divulgação)
Aparelho ajuda a ficar de olho nas crianças e emite alerta para não esquecê-las atrás (foto: Garmin/Divulgação)
Se você é daqueles com família grande, sabe que crianças no banco de trás pode tornar o percurso um problema, principalmente quando não tem ninguém atrás com para supervisionar. Por isso, um item que poderia facilitar seria uma camêra interna no carro, uma espécie de babycam. Mas será que já existe?    A Garmin desenvolveu um modelo que se adapta aos automóveis. É só instalar o equipamento, onde se tenha uma boa visão do banco traseiro e sincronizar com a central multimídia do veículo. O sistema ainda consegue alertar ao motorista quando o carro é desligado para que ele não esqueça o bebê ou até um animal dentro do veículo. Existe também a função de visão noturna para uma melhor funcionalidade, inclusive em circunstâncias de baixa luminosidade.

Outro equipamento que pode ajudar tanto na segurança, quanto na praticidade ao volante é a câmera de ré. A maioria dos modelos de luxo saem da fábrica equipado, mas para aqueles que não contam com o item de série, mas querem investir na proteção, é possível colocar  depois (mesmo sabendo que tem câmeras com imagens melhores). Com a visão da área atrás do carro é possível não só realizar uma baliza com mais facilidade, mas também evitar acidentes por desatenção de pedestres.

Espelhamento já é realidade em novos modelos(foto: Mirror/Divulgação)
Espelhamento já é realidade em novos modelos (foto: Mirror/Divulgação)
Com toda essa tecnologia dentro do veículo a dor de cabeça fica por conta do celular descarregado. Mas isso pode ser facilmente resolvido com um carregador veicular que se conecta ao acendedor de 12V dos automóveis. Existem alguns modelos que têm mais de uma entrada possibilitando recarregar mais de um modelo por vez. Sem falar no Inversor Conversos, que transforma o acendedor em uma tomada. E para quem utiliza bastante o celular, o mirror cast é um aparelho indispensável. O aparelho faz da central multimídia do carro um espelho do celular, reproduzindo na tela do veículo o que está na tela do celular. Ideal para quem acessa GPS e mapas através do celular.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação